Hoje as Crianças, Amanhã o Mundo

Hoje as Crianças, Amanhã o Mundo

Hoje as Crianças, Amanhã o Mundo

”Hoje as Crianças, Amanhã o Mundo” é o nome do primeiro projeto da AIDGLOBAL co-financiado pelo IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento. A educação e os seus agentes são o pilar estrutural das sociedades, em qualquer parte do mundo, não só pelo seu contributo na formação e educação dos indivíduos, como pela influência que exercem no desenvolvimento das sociedades.

Neste sentido, este projeto foi ao encontro do Documento Orientador das Políticas para o Ensino Básico, publicado pelo Ministério da Educação em 1998, onde se sublinha “que a escola precisa de se assumir como um espaço privilegiado de Educação para a Cidadania e de integrar e articular, na sua oferta curricular, experiências de aprendizagem diversificadas, nomeadamente mais espaços de efetivo envolvimento dos alunos” (decreto-lei 6/2001 de 18 janeiro).

O projeto foi desenvolvido em Lisboa, mas a disseminação dos recursos realizou-se em todo o país, tendo como destinatários agentes educativos que trabalham em escolas, infantários, universidades, bibliotecas, associações e ONGD’s, com crianças entre os 5 e os 12 anos.

Contribuir para a promoção de uma Cidadania Global responsável, que tenha por base princípios e valores como os da solidariedade, da paz e da justiça.


  • Local de Atuação
    Portugal
  • Beneficiários:
    Crianças dos 5 aos 12 anos
  • Área de ação:
    Educação para o Desenvolvimento
  • Temática
    ODS, Educação

DURAÇÃO

O projeto teve a duração de 11 meses e realizou-se entre janeiro de 2008 a dezembro de 2008.

PROPUSEMOS

Disseminar os valores e as temáticas da Educação para a Cidadania Global/Educação para o Desenvolvimento junto das crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos e junto das instituições e agentes educativos que com elas trabalham;

Contribuir para uma maior oferta de recursos didático-pedagógicos com vista à abordagem da Educação para a Cidadania Global, com foque na Educação para o Desenvolvimento, junto de crianças dos 5 aos 12 anos de idade.

POR
QUÊ
?

”Hoje as Crianças, Amanhã o Mundo” é o nome do primeiro projecto da AIDGLOBAL co-financiado pelo IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento. A educação e os seus agentes são o pilar estrutural das sociedades, em qualquer parte do mundo, não só pelo seu contributo na formação e educação dos indivíduos, como pela influência que exercem no desenvolvimento das sociedades. Neste sentido, este projecto vai ao encontro do Documento Orientador das Políticas para o Ensino Básico, publicado pelo Ministério da Educação em 1998, onde se sublinha “que a escola precisa de se assumir como um espaço privilegiado de educação para a cidadania e de integrar e articular, na sua oferta curricular, experiências de aprendizagem diversificadas, nomeadamente mais espaços de efectivo envolvimento dos alunos” (decreto-lei 6/2001 de 18 Janeiro).

Defendemos que a afirmação da Educação para o Desenvolvimento como uma estratégia de desenvolvimento e formação da sociedade portuguesa, deverá passar por um esforço em realizar um trabalho a partir da base, isto é, abordando os actores com um maior potencial disseminador e educativo, educando os públicos mais novos e disponibilizando recursos para consubstanciar novas atitudes e abordagens da realidade.

REALIZÁMOS

Actividades Desenvolvidas:

Identificação e Concepção; Contacto com professores, educadores e outras ONGD que trabalham em ED; Selecção dos membros do “Grupo Pedagógico”; Quatro Reuniões de Trabalho do “Grupo Pedagógico”; Pesquisa de Recursos Didáctico-Pedagógicos: Contacto com “Criativos”; Selecção dos membros “Grupo Criativo”; Quatro Reuniões de Trabalho do “Grupo Criativo”; Experimentação/Validação dos Recursos Didáctico-Pedagógicos junto das Crianças; Contacto com Gráficas e Editoras; Reprodução dos Recursos Didáctico-Pedagógicos; Contacto com Instituições e Agentes Educativos; Selecção das Instituições e Agentes Educativos para distribuição dos Recursos Didáctico-pedagógicos; Distribuição dos Recursos Didáctico-Pedagógicos pelas Instituições e Agentes Educativos seleccionados; Sessões de Esclarecimento sobre ED e a utilização dos Recursos Didáctico-Pedagógicos; Realização de Questionários às Instituições e aos Agentes utilizadores dos Recursos Didáctico-Pedagógicos; Organização do dossier e materiais.

Recursos Pedagógicos desenvolvidos no âmbito do projeto:

Um jogo interactivo (Cd Rom) identificado por “Volta ao Mundo”, para crianças dos 8 aos 12 anos. 1000 Exemplares foram reproduzidos.
Kit de cadernos de atividades designado por “O Mundo em Nós”, para crianças em idade Pré-Escolar, dos 5 aos 7 anos. 1000 Exemplares foram reproduzidos.
Fichas de atividades subordinadas ao tema “Pensar o Mundo”:

FOTOGALERIA DO PROJETO

PROMOTOR

PARCEIROS

APOIOS

Antonieta Pires, Bárbara Barbedo, Edgar Félix, colaboração dos alunos Pedro Marques e Alexandre Lajoso sob coordenação do professor Célio Rijo da Escola Secundária de Alcochete, Graça Querido, Susana Guedes e Teresa Martins da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

FINANCIADOR

COFINANCIADOR

Ao longo da sua existência a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.

NOTÍCIAS DO PROJETO