Movimento Formiga Juju

Movimento Formiga Juju

Movimento Formiga Juju

A Formiga Juju é um movimento fundado em Moçambique, em 2012, pelos autores criativos dos livros, com o objetivo de despertar a imaginação das crianças através da leitura e expressão criativa, promovendo, ainda, o acesso ao livro em Moçambique.

No mesmo ano, a AIDGLOBAL começou a dinamizar o movimento cívico da Formiga Juju, em Portugal, nas Bibliotecas Municipais e Escolares portuguesas.

Os livros da coleção de aventuras da formiga moçambicana “A Formiga Juju” são da autoria de Cristiana Pereira. A ilustração é de Walter Zand e o design de Mia Temporário. Personagem principal de três contos infantis editados em livro, a Formiga Juju chegou vestida de capulana, trazendo os aromas do continente africano, para contribuir para uma melhor Cidadania Global!

Através da narração dos contos infantis da Formiga Juju, desenvolvemos atividades pedagógicas que promovem os valores de solidariedade, diversidade, criatividade, união, inclusão, participação, defensa do meio ambiente e a cidadania.

O TCHOVA DA JUJU EM PORTUGAL

Em 2010, a AIDGLOBAL, no âmbito de um projeto financiado pela UNESCO, foi pioneira na criação do conceito e modelo da Bibliotchova, uma biblioteca móvel que tem por base um tchova característico de Moçambique e que se destina a escolas que, no país referido, não tenham espaço físico para acolher uma biblioteca.

Em 2013, o Tchova da Juju chegou também a Portugal.

A sua construção foi apoiada por Arrudabate – Centro de Abate de Viaturas e Vendas de Peças Usadas, Adelino Lopes dos Santos – Carpintaria, móveis de cozinha e roupeiros, Marbilminios Unipessoal, Lda, Ocyan, e pela professora de Educação Visual, Lúcia Pereira. Caso esteja interessado em receber mais informações sobre esta atividade, por favor, contacte-nos para gab.projectos@aidglobal.org

2013-05-25 12.20.32

PROPUSEMOS

Despertar a imaginação das crianças através da leitura e expressão criativa;

Sensibilizar as crianças para a promoção da Cidadania Global.

REALIZÁMOS

A AIDGLOBAL realiza, em permanência, várias sessões de leitura dramatizada, seguidas de workshops lúdico-pedagógicos inspirados na estória. No final, os participantes podem adquirir exemplares dos livros da coleção de aventuras da formiga moçambicana.

PROMOTOR

PARCEIRO

Ao longo da sua existência a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.

NOTÍCIAS DO PROJETO