Movimento Formiga Juju

Movimento Formiga Juju

Movimento Formiga Juju

A Formiga Juju é um movimento fundado em Moçambique, em 2012, pelos autores criativos dos livros, com o objetivo de despertar a imaginação das crianças através da leitura e expressão criativa, promovendo, ainda, o acesso ao livro em Moçambique.

No mesmo ano, a AIDGLOBAL começou a dinamizar o movimento cívico da Formiga Juju, em Portugal, nas Bibliotecas Municipais e Escolares portuguesas.

Os livros da coleção de aventuras da formiga moçambicana “A Formiga Juju” são da autoria de Cristiana Pereira. A ilustração é de Walter Zand e o design de Mia Temporário. Personagem principal de cinco contos infantis editados em livro, a Formiga Juju chegou vestida de capulana, trazendo os aromas do continente africano, para contribuir para uma melhor Cidadania Global!

Em 2020, a AIDGLOBAL junta-se de novo a esta família de promotores da literacia, para apoiar mais um capítulo desta jornada, onde a Formiga Juju cruza-se com o Rio dos Elefantes e conta-nos uma história para amar. Esta nova aventura tem por objetivo a sensibilização para a conservação e preservação da natureza.

Através da narração dos contos infantis da Formiga Juju, desenvolvemos atividades pedagógicas que promovem os valores de solidariedade, diversidade, criatividade, união, inclusão, participação, defesa do meio ambiente e a cidadania.

O TCHOVA DA JUJU EM PORTUGAL

Em 2010, a AIDGLOBAL, no âmbito de um projeto financiado pela UNESCO, foi pioneira na criação do conceito e modelo da Bibliotchova, uma biblioteca móvel que tem por base um tchova característico de Moçambique e que se destina a escolas que, no país referido, não tenham espaço físico para acolher uma biblioteca.

Em 2013, o Tchova da Juju chegou também a Portugal.

A sua construção foi apoiada por Arrudabate – Centro de Abate de Viaturas e Vendas de Peças Usadas, Adelino Lopes dos Santos – Carpintaria, móveis de cozinha e roupeiros, Marbilminios Unipessoal, Lda, Ocyan, e pela professora de Educação Visual, Lúcia Pereira. Caso esteja interessado em receber mais informações sobre esta atividade, por favor, contacte-nos para gab.projectos@aidglobal.org

2013-05-25 12.20.32

PROPOMOS

Despertar a imaginação das crianças através da leitura e expressão criativa;

Sensibilizar as crianças para a promoção da Cidadania Global.

REALIZAMOS

A AIDGLOBAL realiza, em permanência, várias sessões de leitura dramatizada, seguidas de workshops lúdico-pedagógicos inspirados na história. No final, os participantes podem adquirir exemplares dos livros da coleção de aventuras da formiga moçambicana.

PROMOTOR

PARCEIRO

Ao longo da sua existência a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.

NOTÍCIAS DO PROJETO