Programa “Passaporte para a Leitura”

Programa “Passaporte para a Leitura”

Programa “Passaporte para a Leitura”

Criado em 2008, é o maior programa de intervenção em Moçambique, através do qual a AIDGLOBAL cria e equipa bibliotecas, promove atividades de animação da leitura e de capacitação de técnicos e professores.

Em parceria com a UNESCO, a AIDGLOBAL desenvolveu um modelo de biblioteca móvel – bibliotchova, tendo em vista o apoio a bibliotecas para adultos alfabetizados.

Em 2020, chegará ao Chibuto o quinto contentor, enviado pela AIDGLOBAL, com material escolar, mais de 30 000 livros e outros equipamentos destinados às bibliotecas e escolas da Província de Gaza.

  • Local de atuação
    Província de Gaza
  • Beneficiários
    Mais de 50 000 beneficiários
  • Área de Atuação
    Cooperação para o Desenvolvimento
  • Temáticas
    Bibliotecas, Capacitação

PROPOMOS

Alargar o acesso ao livro em Moçambique.

POR
QUÊ
?

Moçambique carateriza-se por uma fraqueza ao nível das competências escolares adquiridas pelos alunos. Muitos chegam ao final do ensino primário sem saber ler nem escrever.

O acesso aos livros é difícil. Existem poucos locais públicos (bibliotecas, arquivos, escolas, etc.) com livros. Nas poucas bibliotecas escolares existentes o acervo disponível não chega a um livro por aluno. Não há livros em número suficiente para serem usados como ferramenta de leitura, de apoio ao estudo e ao ensino.

O reforço das bibliotecas existentes e a criação das bibliotecas escolares respondem a estes problemas, bem como a formação de técnicos e a informatização dos espólios através da criação de infotecas.

Passaporte para a Leitura é um programa que baliza a atuação da AIDGLOBAL vocacionado para a promoção da literacia e da língua portuguesa em Moçambique.

Este programa inclui os seguintes projetos. Clique e descubra!

ALCANÇÁMOS

0

Alunos envolvidos

0

Pessoas capacitadas

0

Professores envolvidos

0

Bibliotecas criadas

Equipámos três bibliotecas municipais da Província de Gaza e 27 bibliotecas escolares do Distrito do Chibuto (11 “Bibliotchovas” e 10  Maletas da Leitura), apetrechadas com mais de 50 mil livros.

Ações de formação para professores nas áreas de Gestão de Bibliotecas e Técnicas de Dinamização da Leitura. No total, foram envolvidos mais de 600 professores.

Envolvemos mais de  30 000 alunos em atividades de promoção do livro e dinamização da leitura, junto de crianças e jovens.

DOCUMENTÁRIO

Veja o video “Passaporte para a Leitura” que revela o trabalho da AIDGLOBAL, em prol da leitura, entre os anos 2008 e 2016:

A AIDGLOBAL venceu concurso da UNESCO

Em 2011, a AIDGLOBAL ganhou o concurso lançado pela UNESCO, no âmbito do programa CapEFA – “Desenvolvimento de Capacidades no Contexto da Educação para Todos em Moçambique”.
Neste contexto, nasceu a Bibliotchova, uma biblioteca móvel inédita, com capacidade para transportar cerca de 100 livros, que tem por base um tchova, carro de mão característico de Moçambique, que se destina a escolas sem espaço físico para acolher uma biblioteca.

CONTRIBUA PARA A MUDANÇA

O desenvolvimento acontece pela Educação. Queremos dar continuidade aos nossos projetos por um mundo mais sustentável, apostando na Educação.

PROMOVE

AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento Global

PARCEIROS

AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento

Direcção Distrital da Mulher e da Acção Social
Governo Moçambique
 Direcção Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia
Governo Moçambique

FINANCIA

FUNDOS PRÓPRIOS
AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento Global

Ao longo da sua existência a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demostrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da educação.

.

RECURSOS PEDAGÓGICOS

Disponibilizamos os nossos Recursos Pedagógicos destinados a professores e educadores. Descarregue, gratuitamente, aqui.