In 2015, Educar para cooperar, Portugal,

“A articulação da Educação para a Cidadania Global com o currículo”− programa já disponível

A sessão contará com oradores nacionais e internacionais e será acreditado, para efeitos de carreira docente, pelo Centro de Formação Loures Oriental

O seminário “A articulação da Educação para a Cidadania Global com o currículo” realiza-se no próximo dia 10 de outubro, entre as 09h30 e as 13h00, no Museu da Cerâmica de Sacavém, e o programa, agora disponibilizado, conta com oradores, nacionais e internacionais, especializados em Educação para o Desenvolvimento, com enfoque na Educação para a Cidadania Global, e parceiros do projeto “Educar para Cooperar” – Loures (3ª ed.).

A abertura da sessão ficará a cargo da Dr.ª Maria Eugénia Coelho, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Loures, autarquia parceira deste projeto, desenvolvido nos anos letivos de 2013/2014 e 2014/2015, no Agrupamento de Escolas Catujal-Unhos. O seminário contará, também, com a Coordenadora da Equipa de Educação para o Desenvolvimento da Direção-Geral de Educação, Dra. Maria José Neves, e da Presidente da Escola Superior de Educação, Doutora Cristina Loureiro, que farão uma análise ao papel da escola na criação de uma sociedade mais participativa e responsável, a partir da tomada de consciência das interdependências e das desigualdades mundiais. Diretamente da Alemanha, a Dra. Sigrid Schell-Straub da ONGD Epiz, especializada em Educação para o Desenvolvimento dará o seu testemunho relativamente ao trabalho que é desenvolvido nesta área naquele país. A Epiz é uma instituição alemã que trabalha na área da Educação para a Cidadania Global e é parceira da AIDGLOBAL no projeto europeu de Educação para a Cidadania Global “Despertar para a Educação Global”. Como forma de apresentar os resultados do trabalho efetuado nos últimos dois anos letivos e, ao mesmo tempo, dar o seu testemunho aos docentes participantes que possam vir a integrar as temáticas de Educação para a Cidadania Global nas suas aulas, a Gestora do Gabinete de Projetos da AIDGLOBAL, Dra. Sofia Lopes, e duas docentes do Agrupamento de Escolas Catujal-Unhos, Dra. Maria Cristina Palma e Dra. Ana Matias, farão uma intervenção. No âmbito do projeto “Educar para Cooperar” – Loures (3ª ed.), a AIDGLOBAL elaborou um manual de apoio ao professor, que contém propostas de integração de temáticas como a interculturalidade, a igualdade de género, os direitos humanos, entre outras, no currículo de disciplinas do 2º ciclo. A sua apresentação ficará a cargo da Doutora Ticiana Tréz, colaboradora no Gabinete de Projetos da AIDGLOBAL. Cada instituição que se faça representar no seminário receberá um exemplar do manual que será, também, disponibilizado no site do projeto.

O encerramento do seminário “A articulação da Educação para a Cidadania Global com o currículo” ficará a cargo da Dra. Ana Cristina Sampaio do Centro de Formação Loures Oriental, instituição que acredita o Seminário como uma ação de formação de curta duração, para efeitos de carreira docente. Os participantes terão de solicitar o programa detalhado da formação à AIDGLOBAL, enviando um e-mail para o seguinte endereço eletrónico: [email protected]. O certificado de formação deverá ser pedido ao Centro de Formação Loures Oriental, enviando um e-mail para o seguinte endereço eletrónico: [email protected]. Pretende-se que esta seja não só uma sessão de reflexão e debate acerca do papel da escola na criação de uma sociedade mais justa e responsável, a partir da tomada de consciência das desigualdades globais, como também um encontro de partilha de boas práticas e de sensibilização para a importância que este trabalho tem no desenvolvimento de competências de crianças e jovens, em prol do desenvolvimento local e global. O projeto “Educar para Cooperar” – Loures (3ª ed.) é cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, conta com o apoio da Fundação Montepio e tem como parceiros a Câmara Municipal de Loures, o Centro de Formação Loures Oriental e o Agrupamento de Escolas Catujal-Unhos. A entrada é livre. Consulte aqui o programa e faça a sua inscrição.