In 2011, Educação para o Desenvolvimento, Plataforma das ONGD, Portugal,

A Eficácia da Ajuda e do Desenvolvimento em Busan

AIDGLOBAL e Plataforma Portuguesa das ONGD Unidas pela Cooperação e Educação para o Desenvolvimento

Debater a multiplicidade de questões que rodeiam a Cooperação para o Desenvolvimento e a eficácia da Ajuda e do Desenvolvimento é o principal objectivo da IV Reunião de Alto Nível, que decorre entre hoje e 1 de Dezembro, em Busan, na Coreia do Sul.

No encontro vão estar presentes ministros e representantes governamentais de países doadores e em desenvolvimento, bem como organizações da Sociedade Civil e representantes do sector privado.

Prevê-se que os diferentes actores reunidos façam uma avaliação dos progressos globais nos aspectos quantitativos e qualitativos da Ajuda ao Desenvolvimento e analisem os progressos e retrocessos do que foi discutido, em 2005 e 2008, em Paris e Acra. Em Busan serão assumidos novos compromissos internacionais para concretizar uma verdadeira Eficácia do Desenvolvimento, de forma a que a ajuda contribua, efectivamente, para reduzir a pobreza e alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio até 2015.

Neste seguimento, a Plataforma Portuguesa das ONGD, da qual a AIDGLOBAL é membro, dirigiu uma carta aberta aos Senhores Primeiro-ministro, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação sobre as preocupações das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento quanto ao futuro das Políticas Públicas nas áreas da Cooperação e da Educação para o Desenvolvimento em Portugal.

A carta aberta da Plataforma Portuguesa das ONGD pode ser lida aqui.