In 2016, AIDGLOBAL, Portugal,

AIDGLOBAL comemora o 11º Aniversário!

Organização nasceu a 4 de novembro de 2005

Hoje, dia 4 de novembro, celebramos o aniversário da AIDGLOBAL que, há mais de uma década, trabalha diariamente em prol da Educação por um mundo mais justo e sustentável. Comemoramos não só a sua fundação como também todas as conquistas e feitos que já alcançou, recompensando o trabalho árduo e os obstáculos que ultrapassa diariamente.

A AIDGLOBAL, durante estes onze anos, tem conseguido levar a cabo a sua missão muito graças a todos os particulares, empresas e instituições que, de alguma forma, nos apoiam e nos encorajam a seguir em frente, acreditando no nosso trabalho e nos valores que defendemos.

A AIDGLOBAL, até hoje, já envolveu mais de 3400 alunos em 17 estabelecimentos de ensino, na área da Educação para a Cidadania Global, através do projeto “Educar para Cooperar” que contempla atividades junto de professores e alunos de escolas de Lisboa, Loures, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Mafra Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Na área da Cooperação para o Desenvolvimento e no âmbito do Programa “Passaporte para a Leitura”, a AIDGLOBAL viabilizou, até à data, o equipamento de 3 bibliotecas municipais da Província de Gaza e 27 bibliotecas escolares do Distrito do Chibuto, 11 das quais no formato biblioteca móvel, a “Bibliotchova”, 10 sob a forma de Maletas da Leitura, com mais de 40 mil livros e 129 computadores. Realizou, também, ações de formação para professores e atividades de dinamização da leitura, junto de crianças e jovens. No total, foram envolvidos 595 professores e mais de 30 000 alunos na promoção da leitura e do livro. Foram formadas 367 pessoas em várias áreas, nomeadamente em Gestão de Bibliotecas e Técnicas de Dinamização da Leitura.

Ao longo do ano de 2016, em Portugal, a AIDGLOBAL deu continuidade ao projeto “Educar para Cooperar: Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global”, iniciou um novo projeto denominado “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global” e, ainda, se envolveu, enquanto entidade parceira, no projeto “Education for GloCal Issues”, promovido pela Organização MONTE ACE – Desenvolvimento do Alentejo Central.

Em Moçambique, para além do trabalho de monitorização das bibliotecas criadas e equipadas pela AIDGLOBAL, decorreu, em maio e junho, a 3ª Edição do projeto “Animação da Leitura”.

Na continuidade das celebrações deste aniversário, realiza-se no próximo dia 23 de novembro, o evento solidário “O Fado Acontece” - uma noite em que se junta a magia da música à solidariedade e em que o público é convidado a comemorar connosco os onze anos da AIDGLOBAL.

Agradecemos a todos os que têm contribuído, de alguma forma, para que a AIDGLOBAL continue a sua missão!