In Literacia, Moçambique, 2018,

AIDGLOBAL E MOZAMBIKE unidas em campanha solidária

Iniciativa que promove a leitura em Moçambique prolongada por mais um ano


A AIDGLOBAL iniciou, no mês de abril, a 3.ª edição de “Kula Na Wu Djondza – Crescer a Ler”, projeto realizado no distrito do Chibuto, em Moçambique, que, após os bons resultados das duas edições do ano passado, irá continuar até dezembro de 2018.

A iniciativa pretende promover a leitura através da narração de contos em português e em changana junto de adolescentes grávidas e mães recentes que aguardam pelas consultas pré-natais, de rotina ou de vacinação dos seus filhos e realiza-se duas vezes por semana no Hospital Rural do Chibuto e no Centro de Saúde da região. O projeto contempla ainda que seja oferecido um livro a cada mãe, aquando do nascimento do seu filho, para que ela o possa ler à criança e, assim, desenvolver, desde cedo, competências linguísticas e gosto pela leitura.

A equipa da AIDGLOBAL dinamizou, até ao momento, 6 sessões e a recetividade tem sido boa por parte das beneficiárias, que demonstram interesse pelas histórias narradas e as debatem ativamente após a leitura.

“Kula Na Wu Djondza – Crescer a Ler” é coordenado pela AIDGLOBAL em parceria com a Direção Distrital da Mulher e da Ação Social, com a Direção do Hospital Distrital do Chibuto e com a Direção Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia.