In 2016, AIDGLOBAL, Portugal,

AIDGLOBAL em Loures para a ação de formação de docentes no âmbito do projeto “Educar para Cooperar”

A formação “Educar para Cooperar através da Escola – Educação para o Desenvolvimento” abrange seis municípios da Rota Histórica das Linhas de Torres

A AIDGLOBAL inicia, no dia 12 de outubro, a última ação de formação “Educar para Cooperar através da Escola – Educação para o Desenvolvimento”, que se realiza em Loures, no Agrupamento de Escolas da Bobadela, com a presença de 26 professores.

Esta formação, assim como as restantes cinco que tiveram lugar nos concelhos de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, destina-se a professores de todas as disciplinas dos 2º e 3º ciclo, com a duração de 25 horas cada, sendo todas elas realizadas em parceria com o Centro de Formação de Loures Oriental. As sessões têm como principais objetivos capacitar os docentes para a integração dos temas da Educação para o Desenvolvimento no currículo oficial das suas disciplinas, através do recurso a métodos participativos e sensibilizá-los para a importância da mobilização dos alunos para uma maior participação enquanto cidadãos do mundo, com base numa aprendizagem transformadora. Pretende-se, ainda, dar a conhecer de que forma a valorização e a exploração do património local, em concreto, a Rota Histórica das Linhas de Torres, pode contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais justas e sustentáveis.

Até ao momento já foram envolvidos mais de 80 professores nas cinco ações de formação.

Estas atividades realizam-se no âmbito do projeto da AIDGLOBAL “Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global”, com a duração de dois anos letivos, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I. P. e, tendo como parceiros as Câmaras Municipais de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, e o Centro de Formação de Loures Oriental.

Partilhar: