In 2017, Educação, Education for GloCal Issues,

AIDGLOBAL inicia ação de formação para professores em Évora

Curso insere-se no projeto “Education for GloCal Issues”, promovido pelo Monte – ACE  em parceria com a AIDGLOBAL, SDP Sul e a Sugo Design


A AIDGLOBAL iniciou, no passado dia 14 de janeiro, a ação de formação “A Cidadania Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Escola”, em modalidade de curso presencial, a decorrer quinzenalmente, até ao mês de março, na Escola EB 2,3 Conde de Vilalva, em Évora.

Com a duração total de 25 horas, o curso é dirigido a professores dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, de Educação Especial e do Ensino Secundário, pretendendo capacitar para a integração da Educação para o Desenvolvimento (ED) na prática pedagógica.

Entre outras questões, a ação de formação aborda os conceitos e as competências associadas à ED, em particular os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Cidadania Global, tendo como objetivo levar à reflexão crítica destes temas e à promoção de atividades de Educação para o Desenvolvimento na sala de aula e na biblioteca escolar, sensibilizando os alunos para a Cidadania Global. As sessões incidem, ainda, sobre modalidades de planeamento, implementação e avaliação de propostas pedagógicas que articulem os temas da ED com os conteúdos oficiais das disciplinas.

Estas atividades realizam-se no âmbito do projeto “Education for GloCal Issues”, promovido pelo Monte - ACE, em parceria com a AIDGLOBAL, SDP Sul e a Sugo Design. É cofinanciado pelo Camões I.P. e tem a duração de dois anos.

Para mais informações sobre Educação para o Desenvolvimento, sugere-se a consulta do Referencial com o mesmo nome, dirigido à Educação pré-escolar, ensino básico e secundário, recentemente publicado no site da Direção-Geral da Educação.

Tags:

Partilhar: