AIDGLOBAL inicia um projeto na área da Cidadania em parceria com uma ONG inglesa

AIDGLOBAL inicia um projeto na área da Cidadania em parceria com uma ONG inglesa

AIDGLOBAL inicia um projeto na área da Cidadania em parceria com uma ONG inglesa

No âmbito do programa “Juventude em Ação”, financiado pela União Europeia, a AIDGLOBAL iniciou em maio um projeto com a ONG inglesa Oxfordshire Association for Young People (OAYP)

O projeto, com o titulo “Criatividade, Arte e Cidadania”, pretende facilitar o intercâmbio de boas práticas entre duas organizações especializadas na área da Educação para a Cidadania, mas com diferentes métodos de trabalho.

Durante seis meses, uma colaboradora da AIDGLOBAL participará nos vários projetos a decorrer na OAYP, a fim de aprender novas formas de entender a Educação para a Cidadania e, ao mesmo tempo, partilhar a sua experiência e conhecimento com os colaboradores da ONG inglesa.

Durante a sua estadia, a representante da AIDGLOBAL terá a oportunidade de colaborar de forma ativa no projeto ArtXchange, que promove a Cidadania nas escolas através do Arte, realizará workshops em centros de juventude local, na região de Oxfordshire, e fará parte da equipa responsável por levar a cabo o projeto National Citienship Service (NCS), a decorrer durante o verão.

Simultaneamente, como forma de promoção do trabalho da organização inglesa, durante a sua estadia, a colaboradora enviada pela AIDGLOBAL elaborará vários vídeos sobre as diversas atividades e projetos da OAYP.

Os materiais que resultem do trabalho realizado com os jovens, durante estes seis meses, deverão ser partilhados com a AIDGLOBAL, que poderá publicá-los no seu site, a fim de facilitar o seu acesso a outras organizações portuguesas.

Para além da profissionalização das ONG europeias através do intercâmbio de experiencias e boas práticas, o programa “Juventude em Ação” pretende, a longo prazo, facilitar a criação de uma rede europeia de organizações da sociedade civil especializadas na Cidadania.