In 2011, Capacitação, Educação, Moçambique, RBEDC, Tecnologia,

AIDGLOBAL Oferece Computadores a Escolas de Moçambique

Em parceria com a Fundação PT, a AIDGLOBAL ofereceu computadores a várias escolas do Distrito de Chibuto, Moçambique.

As comunidades educativas das Escolas Secundárias do Chibuto, Mohambe, Malehice e das Escolas Primárias Completas de Macunene e Ngungunhane regozijaram-se com os computadores que a Aidglobal ofereceu, sob o patrocínio da Fundação PT, possibilitando-lhes, assim, o acesso às tecnologias de informação e comunicação.

Segundo o director distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Chibuto, José Francisco Chichava, a inclusão de mais computadores nas escolas “é um grande incentivo à educação” no distrito do Chibuto, pois constitui um precioso contributo para a “formação dos alunos”.

Já a directora da Escola Secundária de Malehice, Gertrudes Langane, considera esta oferta como uma “vitória” e um estímulo a “batalhar mais”, uma vez que “o acesso à informática garante o acesso ao mundo global e à informação”, podendo cada aluno iniciar o ensino superior já com conhecimentos de informática.

Evidente foi, também, o entusiasmo dos alunos.

Manuel Sael, de 14 anos, a frequentar o 9º ano, disse ao SAPO Notícias que, no presente ano lectivo, se vai matricular e na cadeira de Informática, para poder trabalhar mais facilmente, podendo, mesmo, “procurar palavras” que ainda desconhece. Lúcia Muchanga, de 14 anos, a frequentar o 10º ano, também partilha da mesma vontade.

Segundo o Gestor de Projectos da AIDGLOBAL em Moçambique, Hugo Jorge, “após vários meses de transporte desde Lisboa até ao Chibuto, é com grande satisfação que os computadores chegam às mãos de alunos, professores e outros técnicos de educação do Chibuto. Hugo Jorge acredita que "os computadores vão ser bem usados e conservados e proporcionarão grandes aprendizagens”.

A AIDGLOBAL está certa de que os computadores doados constituirão um precioso auxiliar para a consolidação e enriquecimento do trabalho das bibliotecas escolares moçambicanas.

Saiba mais sobre o projecto em curso da AIDGLOBAL, “Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto”.