Sessão Online promovida no âmbito do NEAR envolve 24 Estudantes Migrantes

Sessão Online promovida no âmbito do NEAR envolve 24 Estudantes Migrantes

Sessão Online promovida no âmbito do NEAR envolve 24 Estudantes Migrantes

A apresentação do Projeto e as atividades que serão desenvolvidas no ISCTE, com vista à inclusão de estudantes migrantes recém-chegados foram alguns dos temas que nortearam a sessão.

No passado dia 14 de janeiro, pelas 15h00, decorreu um encontro online subordinado à apresentação do projeto NEAR – NEwly ARrived in a common home e dedicado ao envolvimento dos estudantes recém-chegados de países terceiros, recentemente matriculados no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa ou que estudam nesta entidade há máximo 2 anos.

A sessão reuniu 24 pessoas em tela virtual num momento informal no âmbito do qual houve espaço para a partilha dos desafios com os quais os estudantes têm sido confrontados na adaptação à instituição de ensino e ao país de acolhimento.

A aprendizagem da língua, o conhecimento e a relação com novas pessoas, a localização dos serviços académicos e a obtenção de informação fidedigna foram alguns dos desafios identificados pelos estudantes quando interpelados sobre a sua experiência relativamente ao processo de inclusão em contexto escolar.

A orientação de estudantes universitários recém-chegados de países terceiros, no sentido de facilitar o seu percurso académico, é um dos objetivos do projeto NEAR que, nesta área, conta com o apoio do ISCTE, entidade na qual os alunos vão ter a oportunidade de desenvolver as seguintes atividades:

  • Cocriar um inquérito para a identificação dos interesses e necessidades dos estudantes de países terceiros no contexto académico;
  • Cocriar um mapa dos serviços disponíveis dentro e fora do campus universitário;
  • Participar em iniciativas (in)formativas para a integração no mercado de trabalho;
  • Trabalhar competências linguísticas que visam melhorar o domínio da língua portuguesa funcional;
  • Cocriar um Manual de Boas-Vindas;
  • Realizar eventos culturais com o acompanhamento e apoio do projeto;
  • Cocriar e participar em eventos de networking.

NEAR – NEwly ARrived in a common home” é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF) tendo como entidade promotora a Fundação ISMU e como entidades parceiras a Tamat, a CARDET, a AIDGLOBAL e a Università Cattolica del Sacro Cuore. Em Portugal, este projeto está a ser desenvolvido na cidade de Lisboa, designadamente no Bairro das Galinheiras, localizado na Freguesia de Santa Clara.

AIDGLOBAL ― Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que desenvolve e promove projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, em Portugal e, programas no âmbito da Literacia, em Moçambique. A sua Missão visa Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, porque acredita que a Mudança acontece pela Educação.