AIDGLOBAL participa na comemoração do Dia Nacional das Linhas de Torres

AIDGLOBAL participa na comemoração do Dia Nacional das Linhas de Torres

AIDGLOBAL participa na comemoração do Dia Nacional das Linhas de Torres

Efeméride assinala as Invasões Francesas e promove a Educação para a Cidadania Global 

No dia 20 de outubro, a AIDGLOBAL associa-se ao Dia Nacional das Linhas de Torres, no âmbito do projeto “Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global”. As celebrações decorrem até dia 21 de outubro e incluem uma cerimónia oficial, um concurso de curtas-metragens, um dia aberto ao professor e um passeio temático.

A programação inicia-se com a apresentação “Educação e Património das Linhas de Torres – Uma Aliança para o Desenvolvimento Sustentável”, na qual serão dados a conhecer o Estudo “As Invasões Francesas – identidade, memória e a Educação para o Desenvolvimento” e outros resultados do projeto.

A iniciativa prossegue com a mostra dos vídeos vencedores do concurso de curtas-metragens, terminando com uma cerimónia comemorativa, pelas 20h30, em Sobral de Monte Agraço (SMA), que conta com um desfile na Avenida Marquês de Pombal e que culmina com a conferência “Guerra Peninsular e Invasões Francesas”, proferida pelo Coronel Américo Henriques.

No dia 21 de outubro, ocorre o Dia Aberto ao Professor, no Circuito do Alqueidão, em SMA, com o intuito de explorar o recurso pedagógico “Mochila do Soldado – Partir da Guerra para a Paz” que disponibiliza propostas de atividade que relacionam temas da Educação para a Cidadania Global com situações vividas durante as Invasões Francesas, no séc. XIX.

Veja o programa completo aqui.