AIDGLOBAL promove a 3ª Edição das atividades de “Animação de Leitura”, em Moçambique

AIDGLOBAL promove a 3ª Edição das atividades de “Animação de Leitura”, em Moçambique

AIDGLOBAL promove a 3ª Edição das atividades de “Animação de Leitura”, em Moçambique

As ações realizadas nos distritos de Chibuto e Guijá visam a promoção de uma Educação de Qualidade 

A Presidente da Direção da AIDGLOBAL, Susana Damasceno, e a voluntária Ana Teresa Santos encontram-se em Moçambique a promover a 3ª edição do projeto de “Animação da Leitura” que terá lugar entre os dias 29 de maio e 13 de junho, nos distritos de Chibuto e Guijá, na Província de Gaza. Estas atividades têm como principal objetivo a promoção da leitura junto da comunidade educativa desses distritos.

Ao longo das duas semanas, irão ser realizadas 9 sessões de Animação da Leitura, com a duração de 3 horas cada, contemplando 8 escolas e 1 biblioteca municipal. Estas atividades visam a aproximação ao livro, através de jogos, dinâmicas de contar histórias e técnicas de ilustração, com o objetivo principal de promover o gosto pela leitura nas crianças.

Para além das atividades de promoção da leitura, irão também ser desenvolvidas outras ações, designadamente: a monitorização das bibliotecas escolares do distrito do Chibuto, de forma a sensibilizar os professores responsáveis pelas bibliotecas para a importância de promover o uso do livro no contexto escolar e o gosto pela leitura, reforçando as suas capacidades de liderança e garantindo a qualidade na manutenção das bibliotecas e, também, a doação de 600 livros à Escola Secundária de Guijá, permitindo o reforço das competências de leitura e escrita dos alunos e proporcionando mais ferramentas de trabalho aos professores e, ainda, a realização de um workshop sobre “Gestão e Dinamização de Bibliotecas Escolares” destinado aos professores da Escola Secundária de Guijá, que visa a sensibilização para a importância dos alunos terem igual acesso ao livro e para a criação de planos de contingência em casos de desastres naturais, como as cheias, para que não haja a destruição do acervo.

A 3ª edição do projeto de “Animação da Leitura” conta, novamente, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, com vista à promoção de uma Educação de Qualidade em Moçambique.

Acompanhe, ao longo destas semanas, as atividades e fotografias das atividades realizadas em Moçambique, aqui.