AIDGLOBAL promove Ação de Sensibilização sobre Educação de Infância em Contexto Rural

AIDGLOBAL promove Ação de Sensibilização sobre Educação de Infância em Contexto Rural

AIDGLOBAL promove Ação de Sensibilização sobre Educação de Infância em Contexto Rural

O encontro reuniu 50 pessoas, entre as quais líderes religiosos, chefes de bairro, chefes de postos administrativos, régulos e sobas, provenientes das cinco comunidades onde decorre o projeto-piloto.

No contexto do projeto “Educadores em Movimento – Uma Educação Itinerante para a Primeira Infância”, a AIDGLOBAL organizou, no passado dia 22 de setembro, a segunda Ação de Sensibilização e Advocacia dedicada à consciencialização para a importância da promoção da Educação de Infância, em contexto rural, através da criação de 5 Escolinhas Comunitárias, no Distrito do Chibuto, Província de Gaza, Moçambique.

Dialogar sobre a responsabilidade e o compromisso das Comunidades para garantir o melhor funcionamento e segurança das Escolinhas foi um dos propósitos desta iniciativa, a par da comunicação de todos os esforços que estão a ser empreendidos para garantir a sua abertura com total segurança para as crianças moçambicanas.

O encontro reuniu 50 pessoas, entre líderes religiosos, chefes de bairro, chefes de postos administrativos, régulos e sobas pertencentes a cada uma das cinco comunidades: Bairro 25 de junho, Chaimite, Chiconelane, Maivene e Malehice.

Dados de 2012, publicados pelo Ministério da Educação, mostram que, em Moçambique, apenas 4% das crianças menores de 5 anos de idade frequentam o Ensino Pré-escolar (EPE). Existe uma baixa perceção dos pais e da comunidade sobre a importância do EPE, um elevado analfabetismo feminino e insuficientes iniciativas de promoção de Saúde e Cidadania por parte das autoridades dirigidas a crianças em idade pré-escolar.

As ações de sensibilização e advocacia, como aquela que foi realizada no passado dia 22 de setembro, procuram mudar as estatísticas e contribuir para o desenvolvimento integral da criança em idade pré-escolar, por intermédio da capacitação das cinco comunidades supramencionadas e da gestão e integração dos serviços de Educação de Infância Itinerante (EII) por parte dessas mesmas comunidades.

Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância” é financiado pela Fundação CalousteGulbenkian, cofinanciado pelo Camões, I.P., e implementado por um consórcio constituído pela AIDGLOBAL, gestora do projeto, pelo Centro Vocacional e Residencial do Chibuto (CVRC), parceiro na definição de estratégias sociais e educativas e no acolhimento das diversas iniciativas, pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL), seu coordenador científico-pedagógico, pelo Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI – Iscte) coordenador da componente antropológica, pelo Serviço Distrital da Juventude, Educação e Tecnologia do Chibuto (SDJET) e Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) – entidades que garantem a articulação do projeto com as políticas públicas.