AIDGLOBAL promove sessão sobre dinâmicas de Educação Não-Formal em projeto ligado à área da saúde

AIDGLOBAL promove sessão sobre dinâmicas de Educação Não-Formal em projeto ligado à área da saúde

AIDGLOBAL promove sessão sobre dinâmicas de Educação Não-Formal em projeto ligado à área da saúde

A sessão decorreu online, no passado dia 13 de setembro, e destinou-se ao corpo de preletores/as do projeto ACAD-Ativos pela Saúde, promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública, com o apoio da Roche. 

A Academia para a Capacitação das Associações de Doentes (ACAD), projeto promovido pela  Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-NOVA), com o apoio da Roche, e a ONGD AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global promoveram, na tarde do passado dia 13 de setembro, uma sessão sobre dinâmicas de educação não formal destinada ao corpo de preletores que integra a quarta-edição da Academia.

A estrutura programática da sessão considerou a abordagem a um conjunto de estratégias, métodos e técnicas de formação que podem contribuir para suportar uma aprendizagem dinâmica, interativa e participativa, por intermédio da educação não formal.

Através da Teoria das Inteligências Múltiplas do psicólogo Howard Gardner, da Pirâmide de Aprendizagem do psiquiatra William Glasser, e da utilização de diversas plataformas interativas e participativas como a Jamboard, a Padlet e a Mentimeter, a AIDGLOBAL procurou partilhar algumas ferramentas no intuito de reforçar conhecimentos e competências dos/as participantes que integram parte do corpo de preletores/as da quarta-edição da ACAD.

Através desta sessão, a ACAD procura contribuir para tornar o seu programa formativo cada vez mais participativo, dinâmico e envolvente para as Associações de Doentes, fazendo uso das vantagens proporcionadas pelas plataformas existentes em contexto digital.

A Academia para a Capacitação das Associações de Doentes (ACAD) é um projeto promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-NOVA) com o apoio da Roche, que pretende apoiar as associações de doentes a desenvolver e fortalecer o seu papel de atores no sistema de saúde. Dirige-se primariamente aos membros das associações de doentes, mas pretende também alcançar outros atores, fomentando o diálogo colaborativo e contribuindo para dar voz às associações de doentes.

AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global – é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que opera em Portugal e Moçambique.  Foi criada com o intuito de promover a Literacia e Educação para o Desenvolvimento e Cidadania. A sua missão é Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, promovendo uma Cidadania Global e a mudança por um mundo sustentável.