AIDGLOBAL realiza atividades “New Deal | Tolerância e Compreensão Intercultural” em Évora

AIDGLOBAL realiza atividades “New Deal | Tolerância e Compreensão Intercultural” em Évora

AIDGLOBAL realiza atividades “New Deal | Tolerância e Compreensão Intercultural” em Évora

Jovens sensibilizados para temas de Cidadania Global, no contexto do projeto da ONGD Monte, que visa contribuir para a empregabilidade na região do Alentejo Central

No âmbito de “A New Deal for Youth Employment”, projeto da Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) Monte – Desenvolvimento Alentejo Central A.C.E., a AIDGLOBAL realizou as atividades “New Deal | Tolerância e Compreensão Intercultural”, no passado dia 25 de junho, na Feira de São João, em Évora.

Com o objetivo de sensibilizar para os temas da interculturalidade e intolerância, a equipa do Gabinete de Projetos da AIDGLOBAL realizou 3 dinâmicas que colocaram os participantes a refletirem e a repensarem atitudes, suscitando neles a necessidade de agir em prol de um mundo mais justo e sustentável.

A primeira atividade, intitulada “Encontro de culturas” passava pelo confronto e representação teatral de duas culturas com diferentes características de comunicação. No seu decurso foi possível identificar alguns pontos e estereótipos significativos, seguidamente esclarecidos e desmistificados, bem como sugerir atitudes e comportamentos inclusivos.

Seguiu-se “Será que és um cidadão global?” em que os participantes preencheram um questionário com algumas perguntas para se testarem os seus conhecimentos sobre a Cidadania Global, interagindo com o mapa-mundo que se encontrava no chão, identificando países e continentes.

Por fim, a partir de uma notícia publicada num jornal português sobre a exploração de imigrantes, os presentes dividiram-se em três grupos, nos quais cada um representava uma entidade: uma associação de defesa dos imigrantes, uma empresa local e uma Junta de Freguesia. Cada entidade tinha como objetivo desenvolver uma campanha de sensibilização e influência política para a promoção da interculturalidade e tolerância a nível local, tendo em conta as suas especificidades, as condições regionais e os setores existentes.

A Monte é uma ONGD sem fins lucrativos, com sede em Arraiolos, cuja intervenção se foca no domínio social, económico e ambiental com o objetivo de promover o Desenvolvimento Integrado e Sustentável na sua área de intervenção. O projeto “A New Deal for Youth Employment” é inovador na área da capacitação e apoio ao investimento destinado a jovens empreendedores no setor agrícola, com o objetivo de contribuir para a empregabilidade na região do Alentejo Central.

Desde a sua fundação, a AIDGLOBAL tem-se empenhado na promoção da Educação para a Cidadania Global, em prol da construção de uma cidadania ativa abrangente, promovendo atividades de sensibilização para os problemas do Desenvolvimento e Desigualdades.