In 2022, Educação Digital, Portugal, Tecnologia, Webinar,

Bibliotchova, a biblioteca móvel criada pela AIDGLOBAL, é partilhada no Webinar "Inovação e Mudança nas ONGD Portuguesas"

No passado dia 5 de janeiro a AIDGLOBAL participou no Webinar Oficina Global promovido pelo CEsA - Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (ISEG - Universidade de Lisboa), em colaboração com a Plataforma Portuguesa das ONGD (PPONGD).


A iniciativa visou a apresentação do estudo "Inovação e Mudança nas ONGD Portuguesas" e dar a conhecer boas práticas e soluções inovadoras para problemas do desenvolvimento que estão a ser promovidas por diversas Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD).

A AIDGLOBAL esteve presente, representada por Susana Damasceno, Fundadora e Presidente da Organização, para falar sobre a Bibliotchova: uma biblioteca móvel, que tem por base um tchova característico de Moçambique, e que se destina a escolas que não tenham espaço físico para acolher uma biblioteca. O conceito e o modelo da Bibliotchova foram criados, em 2010, pela AIDGLOBAL.

Ao longo da apresentação foram partilhados o conceito, o modelo e o propósito subjacentes a este projeto, os seus objetivos, a data de implementação e o impacto que tem tido desde o momento em que foi executado até à atualidade. Em destaque estiveram, também, um conjunto de soluções e desafios identificados ao longo do processo de desenvolvimento do projeto, a par de estratégias que têm sido desenhadas para promover um ambiente propício à alfabetização em Moçambique, um país onde a taxa de analfabetismo ronda os 39%, de acordo com dados de 2021 divulgados pelo Governo Moçambicano

O estudo "Inovação e Mudança nas ONGD Portuguesas", também em destaque no Webinar, foi elaborado no âmbito do projeto de investigação com o mesmo nome, financiado pelo Camões, I.P., tendo como objetivos principais: a realização de um mapeamento da cultura, capacidade e estruturas de apoio à inovação existentes nas ONGD; a identificação dos entraves à inovação nestas organizações; e a elaboração de recomendações sobre o tema, destinada às ONGD e a outros atores que com elas trabalham, como a PPONGD e o próprio Camões I.P.

De acordo com a PPONGD “sendo este o primeiro estudo alargado sobre o tema, acreditamos que os resultados poderão ser extremamente úteis para os vários stakeholders do sector (ONGD Portuguesas, ONG parceiras, doadores públicos e privados) que querem ter um papel mais ativo na inovação para o desenvolvimento”.

AIDGLOBAL ― Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que desenvolve e promove projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, em Portugal e, programas no âmbito da Literacia, em Moçambique. A sua Missão visa Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, porque acredita que a Mudança acontece pela Educação.