In 2021, Direitos Humanos, Educação, Portugal, Sustentabilidade, WGW,

Campanha da AIDGLOBAL ― “Caminhamos para um Mundo Melhor”

Mobilizar os jovens em prol de uma sociedade mais justa. 

Caminhamos para um Mundo Melhor é o slogan da campanha realizada no âmbito da terceira edição da Caminhada Global, evento enquadrado no projeto europeu "Walk the Global Walk", promovido pela AIDGLOBAL em parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.


A AIDGLOBAL ― Ação e Integração para o Desenvolvimento Global reuniu jovens estudantes, professores e professoras do concelho de Vila Franca de Xira tendo em vista a criação de uma campanha de comunicação referente à terceira e última edição da Caminhada Global ―  ação constante do projeto europeu "Walk the Global Walk", que procura aumentar o envolvimento dos jovens na reflexão, defesa e promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que representam as prioridades globais para a Agenda 2030, assinada por mais de 190 países, no contexto das Nações Unidas. Neste ano de 2021, a terceira Caminhada Global é dedicada ao 16º ODS: Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Subordinada ao tema “Caminhamos para um Mundo Melhor”, a campanha parte da premissa de que a construção de um mundo mais justo, igualitário e sustentável é indissociável não só de uma Educação para a Cidadania Global mas também da criação de momentos de partilha e de diálogo em torno de matérias como a justiça, a paz, a igualdade, a tolerância e a solidariedade.

A campanha “Caminhamos para um Mundo Melhor procura, desta forma, reforçar a importância de nos mobilizarmos – todas e todos – para a reflexão crítica em torno dos desafios globais descritos na Agenda 2030 e para a procura ativa de valores e atitudes que nos permitam dar passos rumo a uma vida mais sustentável, equitativa e pacífica para as gerações atuais e vindouras. A resposta educacional que propusemos, ao abrigo do projeto "Walk the Global Walk", representa um passo na construção deste caminho”, concluiu Susana Damasceno.

A terceira e última edição da Caminhada Global, anunciada no contexto desta campanha, decorre no próximo dia 2 de junho, entre as 14h30 e as 17h30, e desenvolve-se em dois momentos: um reúne alunos, professores e restantes caminhantes que a eles se queiram juntar, num encontro virtual dinamizado pelo humorista Pedro Luzindro, e o outro decorre, presencialmente, no Município de Vila Franca de Xira, ao som da Banda Sebastião Antunes e Quadrilha. O público é convidado a caminhar com estes jovens, assistindo, em direto, ao evento, a partir das 14h30, através da página do Youtube da AIDGLOBAL.

Ao abrigo deste projeto, já foram desenvolvidas ações como a Formação de Professores, os Cursos Educativos para Alunos, Workshops de Liderança Juvenil e outras atividades de sensibilização entre pares (de jovens para jovens), com o objetivo de promover a liderança juvenil, para que, através da sua formação enquanto líderes, possam inspirar a mudança que o mundo precisa de ver acontecer.

O "Walk the Global Walk" é cofinanciado pela Comissão Europeia ‒ Linha de Educação para o Desenvolvimento ‒ e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. Estão envolvidos 12 países: Itália, França, Chipre, Reino Unido (País de Gales e Escócia), Portugal, Grécia, Croácia, Bulgária, Roménia, Bósnia e Herzegovina, Albânia, 11 organizações da sociedade civil e 20 entidades parceiras, incluindo a AIDGLOBAL, em parceria com o Município de Vila Franca de Xira.

Saiba mais sobre o projeto WGW em: