In 2022, AIDGLOBAL, Cooperação para o Desenvolvimento, Ed. Movimento, Educação, Moçambique,

Conferência no Chibuto reúne uma centena de participantes em torno da Educação de Infância em Moçambique

“Modelos de Promoção da Educação de Infância em Moçambique” é o título da conferência, promovida pela AIDGLOBAL que, no dia 24 de novembro, assinalou o encerramento do projeto “Educadores em Movimento – Uma Educação Itinerante para a Primeira Infância”. O Centro Aberto do Chibuto foi o local escolhido para receber os 97 participantes, que vieram de Maputo, Xai-Xai e do Distrito do Chibuto.


A conferência contou com um painel variado de oradores/as moçambicanas/os e portugueses/as, provenientes de entidades governamentais, academia e sociedade civil.

A abertura esteve a cargo da Presidente da Direção da AIDGLOBAL, também Coordenadora do projeto piloto “Educadores em Movimento – Uma Educação Itinerante para a Primeira Infância”, Susana Damasceno, que apresentou os objetivos do encontro, tendo sido a primeira oradora do painel “Educação de Infância em Moçambique – caminhos já percorridos”. O tema da sua intervenção “A Educação de Infância no Chibuto, Moçambique — Boas práticas e potencial de replicabilidade” centrou-se no trabalho que foi realizado pela AIDGLOBAL e pelos seus parceiros, na criação de um modelo de serviços de educação de infância, consubstanciados em cinco Escolinhas Comunitárias, criadas nas comunidades de Bairro 25 de Junho, Chaimite, Chiconelane, Maivene e Malehice. Seguiu-se a apresentação da Professora Doutora Antónia Barreto, supervisora pedagógica do projeto, que falou sobre “A Educação de Infância em comunidades rurais – a importância da capacitação de recursos humanos locais”. Hannah Danzinger encerrou esta primeira parte com a apresentação do trabalho realizado pela Fundação Fé e Cooperação (FEC), na área da Educação para a Primeira Infância, em Moçambique.

No painel – “Vozes de quem viu e participou – a avaliação de um projeto-piloto”, foram apresentados testemunhos emotivos sobre como as Escolinhas Comunitárias têm sido impactantes no desenvolvimento integral das crianças destas comunidades, tendo-se constituído como um momento marcante desta conferência. Os representantes da comunidade educativa das 5 Escolinhas que testemunharam foram:  a diretora da Escola Primária do Bairro 25 de Junho Unidade 2, Angelina da Aflição, o chefe da Localidade de Maivene, Lucas Macuácua, o representante dos encarregados de educação de Chaimite, Ernesto Mabessa, a representante dos encarregados de educação de Malehice, Marta Sira, e o testemunho da “Educadora em Movimento” de Chiconelane, Ermelimda Macuácua. Por fim, seguiu-se a intervenção do Professor Doutor Félix Mulhanga, que partilhou as considerações sobre a avaliação externa realizada ao projeto, tendo feito algumas recomendações.

“As Crianças e a Arte” foi o tema de mais um painel, no decurso do qual, foi possível assistir a um momento teatral, dinamizado pelas crianças da Escolinha Comunitária do Bairro 25 de Junho, sempre apoiadas/os pelas suas “Educadoras em Movimento”. Juntas, levaram à cena “O Artesão e os Macacos Malabaristas” —  história da autoria do escritor Venâncio Calisto, e um dos livros que integram a coleção “Livros para Começar”, criada pela AIDGLOBAL, no âmbito do projeto “Educadores em Movimento”. O autor teve oportunidade de contextualizar o trabalho, agora apresentado, que resultou de um workshop de “Expressão Dramática”, que esteve a dinamizar, durantes duas semanas, com as crianças e “Educadoras em Movimento” de todas as Escolinhas. Este painel fechou com as crianças a partilharem algumas das atividades realizadas na sua Escolinha, ilustrando a abordagem pedagógica, levada a cabo, no âmbito do projeto.

No último painel, “Línguas, Livros e Brincadeiras – a garantia de uma Educação de Qualidade”, os trabalhos iniciaram-se com a apresentação do Presidente do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa, Nataniel Ngomane, que refletiu sobre “Diálogos entre línguas — abordagens bilíngues na promoção do livro e da leitura junto de crianças de comunidades rurais”, e referiu que a sua ligação aos livros começou muito antes de saber ler. Nasceu através das histórias que a sua mãe contava, mesmo sem livros em casa, tendo sido a sua mãe a sua biblioteca, a sua referência. Neste painel, contou-se, também, com a intervenção da Coordenadora da Rede de Educação para a Primeira Infância (RDPI), Gertrudes Noronha, que iniciou a sua participação com uma pequena brincadeira, animando os presentes, e dando o mote para a sua intervenção: “Crianças felizes, adultos capazes — a importância da brincadeira para o desenvolvimento integral da criança”.

A sessão de encerramento foi levada a cabo da Conselheira para a Cooperação e Diretora do Centro Português de Cooperação, Patrícia del Olmo e Pincarilho, que destacou o trabalho extraordinário que foi feito ao longo de 4 anos, no âmbito do projeto “Educadores em Movimento”, destacando que o mesmo conseguiu um envolvimento significativo das comunidades e das autoridades governamentais. O Administrador do distrito do Chibuto, Sérgio Sional Moiane interveio para agradecer este trabalho conjunto e reafirmou o compromisso do governo distrital com a continuidade do trabalho realizado nestas Escolinhas. A Diretora Provincial do Género, Criança e Acção Social, Rosana Lídia Abel Muataco, encerrou os trabalhos, tendo reforçado a importância de se apostar numa Educação de Qualidade e que o trabalho que a AIDGLOBAL tem vindo a implementar no distrito do Chibuto tem de continuar, contando com o apoio dos serviços distritais, financiadores/as e que, da parte da Direção Provincial, haverá, sempre, abertura para que o acesso à Educação de Infância e o firmar dos direitos da crianças sejam sempre  garantidos e assegurados.

A tradução da conferência para a língua changana esteve a cargo de Wiliamo Muchanga, tradutor dos livros bilingues, criados no âmbito do projeto.

Integrada nesta conferência, foi apresentada uma exposição de fotografias, que destacou as infraestruturas criadas e as principais atividades implementadas nas Escolinhas Comunitárias do distrito do Chibuto, durante o ano letivo de 2022, o primeiro do seu funcionamento.

No final da Conferência, foi servido um almoço-convívio em celebração de um trabalho de 4 anos, árduo, mas bem-sucedido, em prol da Educação de Infância, no distrito do Chibuto, e que só foi possível com o envolvimento de muitos atores.

Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância” tem como financiador principal a Fundação Calouste Gulbenkian, como cofinanciador o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., como promotor a AIDGLOBAL, gestora do projeto, como copromotor o Centro Vocacional e Residencial do Chibuto (CVRC), e como parceiros o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), seu coordenador científico-pedagógico, pelo Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI – Iscte) coordenador da componente antropológica, pelo Serviço Distrital da Juventude, Educação e Tecnologia do Chibuto (SDJET) e Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) – entidades que garantem a articulação do projeto com as políticas públicas.