In 2010, AIDGLOBAL, Educação, Moçambique, Portugal, Voluntariado,

Debate sobre voluntariado na Casa Pia de Lisboa

Sensibilizar para a importância do voluntariado foi o principal objectivo da formação dada pela AIDGLOBAL, a técnicos do Centro Educativo Nuno Álvares Pereira da Casa Pia de Lisboa, no dia 18 de Novembro, pelas 11 horas.


Integrada no Plano de Actividades da Casa Pia, esta sessão de formação foi uma oportunidade para dar a conhecer a AIDGLOBAL e os seus projectos. Para além disso falou-se sobre o que é o voluntariado, os seus princípios, os locais em que se pode realizar e as motivações para o fazer. Houve ainda um pequeno debate sobre questões como:

Portugal é dos países da Europa com menos voluntários? O voluntariado tem como objectivo a satisfação pessoal ou o altruísmo? As instituições recebem voluntários para substituir recursos humanos? Os participantes tiveram a oportunidade de falaram sobre as suas experiências pessoais. 

A AIDGLOBAL nascida há 5 anos, precisamente de uma experiência de voluntariado, realizada em Moçambique, agradece o convite da Casa Pia para participar nesta iniciativa que de maior importância se reveste por se estar a aproximar o início do Ano Internacional do Voluntariado.