
Dia Internacional da Mulher
Desde 1911 que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Foram gradualmente alcançadas muitas vitórias na luta por iguais oportunidades de vida mas continuam a ser insuficientes. Em muitos países em desenvolvimento, uma mulher quando nasce tem um acesso desigual à educação, hipotecando o seu futuro e o das vidas que gera.
Em Moçambique, país onde a AIDGLOBAL opera, a cada 100000 nados-vivos, 520 mulheres perdem as suas vidas por falta de acesso a cuidados primários de saúde, por falta de informação ou pela fragilidade do seu estado de saúde.
A AIDGLOBAL em Moçambique desenvolve projectos com mulheres, porque acredita que são elas o garante da subsistência imediata das suas famílias, o garante da prestação atempada dos cuidados de saúde, a si e aos seus familiares, e o garante da educação dos seus filhos.
O projecto “Mulheres do Chimundo Unidas para o Trabalho e para a Saúde” visa acompanhar um grupo de 30 mulheres na criação de actividades geradoras de rendimento associadas à agricultura ou agro-processamento, para além de promover uma componente formativa de saúde e agro-processamento. Este projecto é realizado em parceria com a Congregação das Irmãs Vitorianas e financiado pelo Fundo Canadiano para as Iniciativas Locais.
