Dia Internacional das Florestas foi assinalado com Ateliês “O Mundo em Nós”, em Leiria

Dia Internacional das Florestas foi assinalado com Ateliês “O Mundo em Nós”, em Leiria

Dia Internacional das Florestas foi assinalado com Ateliês “O Mundo em Nós”, em Leiria

AIDGLOBAL celebrou o Dia Internacional das Florestas, convidando 112 crianças a descobrirem os recursos naturais da Mata de Monte Real

No âmbito do evento Florir 2014, promovido pela Junta de Freguesia e pelo Núcleo de Intervenção Positiva para o Desenvolvimento Comunitário (NIPO.DEC.) de Monte Real/Carvide, e de forma a assinalar o Dia Internacional das Florestas, a AIDGLOBAL dinamizou o ateliê “O Mundo em Nós”, para 112 crianças entre os 6 e os 10 anos, na Escola Básica de Monte Real e na Escola Básica Serra Porto d’Urso, ambas no concelho de Leiria.

O tema desta atividade visou a cooperação na proteção e valorização dos recursos naturais e, através da exploração de recursos pedagógicos adequados às faixas etárias dos alunos, foram exploradas as temáticas do voluntariado, da proteção da natureza, da valorização dos recursos locais, estimulando o envolvimento comunitário da população de Monte Real.

A metodologia deste ateliê centrou-se na promoção do diálogo, da reflexão e da troca de ideias, desenvolvendo jogos educativos sobre os temas, de forma a sensibilizar todas as crianças para a importância de recursos como a água e a floresta, tendo como os melhores exemplos os da envolvente da zona.

Como forma de registo desta viagem pelo mundo do Ambiente, cada criança teve acesso a um Passaporte Florestal Certificado, que a declarou “Protetora Florestal”. No final da sessão, todos os alunos levaram para casa um pé de Hortênsia, entregue pela mão da própria Hortênsia, uma personagem animada com o mesmo nome, como forma de promover o sentido de responsabilidade quanto à necessidade de cuidar para florescer. A entrega da flor foi promovida pela Junta de Freguesia e pelo NIPO.DEC.

Pode consultar as fotografias do dia aqui!