Dia Mundial do Livro 2011

Dia Mundial do Livro 2011

Dia Mundial do Livro 2011

Comemorou-se neste passado Sábado, dia 23 de Abril, o Dia Mundial do Livro.

Por iniciativa da UNESCO, assinala-se esta data desde 1996 para promover o livro e o prazer da leitura. Esta comemoração tem por base antigas tradições catalãs segundo as quais, nesta data, os homens oferecem às mulheres uma rosa vermelha e recebem em troca um livro.

A AIDGLOBAL, em Moçambique, tem vindo a desenvolver projectos na área da Educação, mais especificamente, das Bibliotecas dado o reduzido acesso a informação por parte da população estudantil e restante população. Apoiando inicialmente a criação e reforço das bibliotecas municipais e distritais em Xai Xai, Chókwè e Chibuto potenciámos, de forma indiscriminada, a utilização por toda a população dos recursos disponíveis – livros e computadores. Após a criação e reforço destas bibliotecas municipais e distritais que decorreu em desde 2006, a AIDGLOBAL está, actualmente, empenhada na criação de bibliotecas escolares em Chibuto, através de um co-financiamento do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) e que decorre até Agosto 2012.

A AIDGLOBAL está igualmente a introduzir bibliotecas itinerantes e a criar ambientes literários no programa de Alfabetização e Educação de Adultos (Participação no CapEFA da UNESCO) em Mossuril, Ribaué, Monapo e Ilha de Moçambique (Província de Nampula), Nhamatanda, Caia e Gorongosa (Província de Sofala) e Funhalouro, Mabote e Panda (Província de Inhambane).

Conheça também aqui a campanha “Embaixadores da Leitura” e apoie a criação e equipamento de bibliotecas. Seja um Embaixador da leitura!