In 2018, Cidadania, Eventos, Jovens Política,

Dialogue Dinner - “O Papel dos Jovens Políticos no Alcance dos ODS”

Evento de encerramento do projeto


O evento que marcou o final do projeto “Jovens na Política — Participar para a Cidadania Global” teve lugar no Centro de Juventude de Lisboa (CJL) do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), no passado dia 12 de outubro.

Dialogue Dinner reuniu jovens militantes de diferentes ideologias políticas (BE, JCP, JP, JS e JSD), entre outros convidados do meio académico, de entidades públicas e da sociedade civil, para discutirem e refletirem sobre as medidas políticas relacionadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“É um projeto da maior relevância, na medida em que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável devem ser guias de ação, para quem é jovem e faz política, como nós, a pensar no futuro das novas gerações e no desenvolvimento presente e futuro da nossa sociedade, como um todo" (Alexandre Poço, Vice-Presidente da JSD).

No alinhamento do projeto, a AIDGLOBAL apresentou-se com a missão de promover a reflexão em torno das temáticas associadas à Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global e a Agenda 2030. Os diversos grupos debruçaram-se sobre os temas “Alterações Climáticas e Sustentabilidade”, “Cidades Inclusivas e Sustentáveis” e “Ações para acabar com a Pobreza e a Fome”.

No final do evento, os participantes foram desafiados a escolher um dos ODS para assumirem um compromisso, no presente e no futuro, tornando-se agentes dinamizadores de mudança.

O discurso de abertura do Dialogue Dinner foi feito pela Dr.ª Sílvia Vermelho, Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, em representação do Sr. Secretário de Estado da Juventude e Desporto.

O evento contou com a representação de responsáveis e elementos das entidades parceiras, entre os quais: Dr.ª Eduarda Marques (Diretora Regional de Lisboa e Vale do Tejo) e respetiva equipa do CJL|IPDJ), Dr. Tiago Rego e Dr. Rui Maia Rego (Presidente e Vogal de Direção da FNAJ, respetivamente), Dr. João Cardoso e Dr.ª Helderyse Rendall (Vogal da Direção e Corpo Técnico do CNJ, respetivamente), Professora Doutora Maria Antónia Barreto e Dr.ª Noémia Pizarro (Investigadoras do CEI-IUL). O debate contou com a participação de convidados que tiveram um papel fulcral ao longo do projeto: Eng. Rui Garcia (Gestor de projetos da Planetiers), na mesa sobre “Alterações Climáticas e Sustentabilidade” e Dr.ª Manuela Ralha (Vereadora da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira), associando-se ao tema “Cidades Justas e Inclusivas”:

A importância do diálogo entre juventudes partidárias permitiu a desconstrução de teorias desajustadas, fazendo-nos perceber que os problemas que assolam os jovens são transversais e que estes advogam, no fundo, as mesmas lutas, distinguindo-se apenas na forma. A reflexão sobre os ODS levou à criação de compromissos que serão inabaláveis, apesar das pressões. A construção de um mundo mais justo é uma tarefa de todos e, por certo, esta iniciativa criou ferramentas inquestionáveis para a tarefa em que todos estamos comprometidos” (Manuela Ralha, CM Vila Franca de Xira).

Dialogue Dinner foi organizado pela AIDGLOBAL, em colaboração com o IPDJ/CJL e os outros parceiros. O projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global” foi cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e teve como parceiros o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)/Centro de Juventude de Lisboa, o Conselho Nacional da Juventude (CNJ), a Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ) e o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

As conclusões e recomendações do evento foram trabalhadas, posteriormente, e apresentadas nos seguintes documentos estratégicos:

1. Alterações Climáticas e Sustentabilidade

2. Cidades Inclusivas e Sustentáveis

3. Ações para acabar com a Pobreza e a Fome