In 2015, Educar para cooperar, Portugal,

“Educar para Cooperar” – Loures (3ª ed.) chega a Moçambique

"A matemática e a cidadania global através das histórias" é o tema da formação a facultar aos professores do distrito do Chibuto.

Agora que terminaram as aulas em Portugal, a gestora do Gabinete de Projetos da AIDGLOBAL, Sofia Lopes, e uma professora do Agrupamento de Escolas de Catujal-Unhos responsável pela realização do projeto “Educar para Cooperar” – Loures (3ª ed.), Ana Lúcia Mendes, encontram-se em Moçambique para dar formação sobre “A matemática e a cidadania global” em estabelecimentos de ensino do distrito do Chibuto, durante a semana de 13 a 17 de julho.

Envolvendo, ao longo de 5 dias, 10 escolas apoiadas pela AIDGLOBAL no âmbito do projeto “Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto”, cada ação de formação terá a duração de 3 horas, com o objetivo de sensibilizar e capacitar os professores para a importância da articulação da disciplina de Matemática com os temas de cidadania global. Ao longo da semana, além da base teórica, os docentes realizarão debates e outras atividades pedagógico-didáticas, nomeadamente planeamento de aulas, com dinâmicas adequadas à faixa etária e nível de ensino dos seus alunos, partindo, a título de exemplo, das questões das desigualdades globais no investimento estatal em saúde, identificando os países com menor e maior iniciativa neste campo e refletindo sobre as causas e efeitos das disparidades. Durante as sessões, será trabalhada a terceira publicação do Movimento Formiga Juju, “A Formiga Juju e o Professor Moskito”, ainda não lançada em Portugal. Este conto sensibiliza os mais novos para os temas da saúde, como o combate à malária e outras doenças, indo ao encontro do 6º Objetivo de Desenvolvimento do Milénio: “Combater a AIDS, a Malária e outras doenças”. As formações sobre “A Matemática e a Cidadania Global" realizam-se no âmbito do projeto “Educar para Cooperar” – Loures (3ª ed.) que estende, assim, as suas atividades a Moçambique, sensibilizando os professores para a importância da articulação dos conteúdos do currículo, neste caso a matemática, com os temas da Cidadania Global. Esta é, simultaneamente, uma forma de ligar o projeto que a AIDGLOBAL realiza em Portugal ao projeto “Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto”, que realiza em Moçambique, ao nível da promoção da leitura e de uma educação de qualidade, sendo que já criou, nesse país, 27 bibliotecas escolares e a única rede de bibliotecas escolares existente. Acompanhe, ao longo da semana, as atividades e fotografias das ações de formação em Moçambique aqui.