A innovadora Bibliotchova

A AIDGLOBAL ganhou um concurso lançado pela UNESCO inserido no CapEFA – “Desenvolvimento de Capacidades no contexto da Educação para Todos em Moçambique”.

Em 2010, a AIDGLOBAL foi pioneira na criação do conceito e modelo da Bibliotchova. Trata-se de uma biblioteca móvel, que tem por base um tchova característico de Moçambique, e destinada a escolas que não tenham espaço físico para acolher uma biblioteca, no programa de Alfabetização e Educação de Adultos, em dez distritos de Moçambique: - Província de Nampula: Mossuril, Ribaué, Monapo e Ilha de Moçambique; - Província de Sofala: Nhamatanda, Caia e Gorongoza; - Província de Inhambane: Funhalouro, Mabote e Pande.Em 2013, a bibliotchova chova chegou também a Portugal, dentro do Movemento da Formiga Juju, com o nome de Tchova da Juju.

PROPOMOS

Mobilizar materiais de leitura e incentivar à alfabetização.

Criar modelos adaptados ao contexto, para a criação de um ambiente propício à leitura, de fácil acesso e com materiais de aprendizagem adequados.

REALIZAMOS

- Listagem de bibliotecas e de referências bibliográficas para adultos recém-alfabetizados; - Identificação de recursos de leitura com conteúdos adequados para adultos recém-alfabetizados, em Português ou língua local relevante; - Instituição de 15 bibliotecas itinerantes e 5 bibliotecas fixas, com livros e outros materiais de leitura; - Definição de linhas orientadoras sobre: > Bibliotecas itinerantes, sua gestão e manutenção; >  Criação de atividades de promoção da leitura em torno das bibliotecas; > Criação de atividades de mobilização de recursos bibliográficos. - Formação provincial sobre: > Bibliotecas itinerantes, sua gestão e manutenção; > Atividades de promoção da leitura em bibliotecas e mobilização de recursos bibliográficos.

CONTRIBUTE TO CHANGE

Development happens through Education.

We want to continue our projects for a more sustainable world, investing in Education.
Throughout its existence, AIDGLOBAL has established partnerships with various organizations, which recognize themselves in our mission. AIDGLOBAL thanks all public and private entities for the solidary support shown to our work, in the certainty that we will continue our path in favor of Change, for a fairer and more equitable world, through Education.