Encerramento da 17º edição de “Conectando Mundos”

Encerramento da 17º edição de “Conectando Mundos”

Encerramento da 17º edição de “Conectando Mundos”

A 17ª edição do projeto “Conectando Mundos”, que foi implementada de janeiro de 2020 a março de 2021, envolveu 475 docentes e 277 centros educativos de 12 países, entre os quais Espanha, Portugal, Itália, México, Equador, França, Cuba, Luxemburgo, Argentina, Brasil e Reino Unido, em torno do tema “Crise Climática – Tempo de Atuar”. A proposta educativa esteve disponível em 7 línguas (italiano, português, inglês, castelhano, catalão, galego e basco) e foi dirigida a 4 faixas etárias: 5-8 anos, 9-11 anos, 12-14 anos e 15-17 anos.

O projeto teve como objetivo incentivar a implementação da Educação para a Cidadania Global nas escolas, facultando aos estudantes as bases para compreenderem o fenómeno da Crise Climática e disponibilizando-lhes ferramentas para uma análise crítica e ação social transformadora. Em simultâneo, apresentou alternativas construtivas a partir das vozes da juventude e de outros povos, com o intuito de se encontrarem soluções económicas mais “verdes” e justas.

De maneira a orientar os estudantes e apoiar o processo de reflexão, os docentes tiveram à sua disposição um Módulo próprio de capacitação para conhecerem o projeto e navegarem pelas diferentes etapas, descarregando os materiais de apoio (Guia Didático e documentos complementares). Todo o projeto se desenrolou através de uma Plataforma online de trabalho colaborativo e intercâmbio intercultural: https://www.conectandomundos.org/pt/, onde se apresentaram propostas didáticas com métodos ativos, para o desenvolvimento da Competência Global, através de ferramentas digitais e dinâmicas presenciais.

No ano letivo de 2020/2021, Espanha liderou nos indicadores de participação, tendo contado com 321 escolas, seguido de Portugal com 65.

Este programa educativo enquadra-se na Agenda 2030, mais concretamente na meta 4.7 — Promover o Desenvolvimento Sustentável e a Cidadania Global — que faz referência às finalidades sociais e humanísticas da Educação.

O projeto foi cofinanciado pela Comissão Europeia através do fundo Erasmus+ e promovido pela Oxfam Intermón (Espanha), em parceria com a Oxfam Itália (Itália), AIDGLOBAL e Instituto Politécnico de Leiria (Portugal) e Espais Telemàtics (Espanha).

Saiba mais em:

http://www.conectandomundos.org/pt/

https://aidglobal.org/project/conectando-mundos-crise-climatica/