In 2019, Cidadania, Portugal, WGW,

Encerramento do 1º ano de vigência do Projeto internacional Walk the (Global) Walk

Encontro dos 11 países parceiros em Portugal na 1ª Escola Internacional de Verão

A AIDGLOBAL e o Município de Vila Franca de Xira, promotores do Projeto internacional Walk the (Global) Walk, em Portugal, foram os anfitriões da 1ª Escola Internacional de Verão que decorreu de 30 de junho a 4 de julho, em Lisboa, no Sana Metropolitan Hotel. A Escola de Verão inerente a este projeto tem em vista uma formação internacional intensiva sobre Educação para a Cidadania Global, Liderança e Participação Juvenil, uma oportunidade para estudantes, professores, organizações da sociedade civil (OSC) e autoridades locais dos 11 países europeus parceiros se encontrarem para analisarem os contextos locais e globais, no sentido de identificarem ações concretas para respeitar e promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Neste primeiro ano, a temática central incidiu no ODS nº 11 — “Cidades e Comunidades Sustentáveis” em torno do qual foi elaborado, pelos presentes no certame, um “Manifesto” contendo sugestões e recomendações. Todo o evento foi logisticamente preparado e gerido pela AIDGLOBAL, enquanto parceira de acolhimento do país selecionado para a sua realização — Portugal —, tendo tido o apoio das coordenadoras internacionais, Selma Nametak — do projeto — e Claudia Maffei — da Equipa internacional de Education Officers — ambas da OXFAM Italia Intercultura.

Ao longo dos quatro dias, o trabalho foi intenso no sentido de cumprir a Agenda e o planeamento e preparação das atividades referentes ao 2º ano de vigência do projeto a iniciar já no próximo mês de setembro e cuja temática se centrará no ODS nº 13 — “Alterações Climáticas”.

As atividades, produções e momentos de lazer da 1ª Escola Internacional de Verão decorreram em ambiente de colaboração dinâmica em todas as etapas da sua Ordem de Trabalhos, sendo de destacar que a 1 de julho teve lugar a sessão de abertura da Escola de Verão, que contou com a presença de Gonçalo Teles Gomes, vice-presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, Daniel Solsona, Diretor do Sana Metropolitan Hotel, Daniela Volpi, representante da Região da Toscânia, Patrícia Alves Pereira, Coordenadora Nacional em representação da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Selma Nametak, Coordenadora Internacional do projeto e Susana Damasceno, Coordenadora Nacional em representação da AIDGLOBAL, sua Presidente e Diretora Executiva. No dia 2 de julho, a vereadora da Cultura e do pelouro da Inclusão e Igualdade do Município de Vila Franca de Xira, Manuela Ralha, deu início às atividades que decorreram durante todo o dia. A 3 de julho, no âmbito do trabalho desenvolvido, ao longo do ano letivo, em torno do 11º ODS os participantes visitaram a Urbanização Terraços da Ponte, considerado modelo de bairro reestruturado e revigorado pela comunidade. Inicialmente, o grupo foi recebido pela START.SOCIAL – Cooperativa Sócio-Educativa para Desenvolvimento Comunitário, C.R.L, uma cooperativa multissectorial que desenvolve atividades no ramo da Solidariedade Social e da prestação de Serviços do 1º grau, sem fins lucrativos, representada pela Presidente, Maria de Lurdes Gonçalves, e Rute Fortes, Coordenadora da Área de Desenvolvimento Organizacional. De seguida e no âmbito do projeto Galeria de Arte Pública da Câmara Municipal de Loures, os participantes tiveram a oportunidade de percorrer algumas ruas do bairro, conduzidos por Kedi e Cláudia, dois jovens residentes e guias oficiais do projeto, que partilharam algumas explicações sobre as obras criadas por diferentes artistas, nas paredes e fachadas dos prédios. No dia 4 de julho a delegação portuguesa contou com a presença de Ana Garcia, Técnica Superior do Instituto Português de Desporto e Juventude e Filipe Costa, Educational Advisor do Centro de Juventude de Lisboa, que apoiaram a análise crítica do “Manifesto” redigido ao longo do encontro e a elaboração do plano de ação em Portugal. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer Lisboa, através de passeios liderados pela equipa da AIDGLOBAL que, na sua perspetiva, procuraram dar a conhecer os cantos e segredos ocultos aos turistas comuns. Todas as noites foram momentos de convívio entre os participantes, tendo existido, entre outros, uma feira intercultural, na qual todas as delegações apresentaram imagens, trajes e produtos alimentares característicos do seu país, um encerramento oficial, com a atuação de Agostinho Pereira de Miranda, advogado e voluntário da AIDGLOBAL e uma sessão de partilha de músicas de cada país participante no projeto, escolhidas pelos estudantes.

A Escola de Verão reuniu cerca de 120 participantes — 12 professores, 56 alunos de 11 nacionalidades, 16 convidados de autoridades locais europeias, alguns convidados pontuais, representantes de organismos portugueses e membros das organizações parceiras do projeto. A delegação portuguesa era composta por 1 professor e 5 alunos — 1 rapaz e 4 raparigas de escolas do Município de Vila Franca de Xira, 2 Técnicas Superiores da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e pela equipa da AIDGLOBAL. O projeto “Walk the (Global) Walk” tem como objetivo ampliar os espaços de promoção da Cidadania ativa por parte dos jovens e potenciar o seu envolvimento em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É cofinanciado pela Comissão Europeia ‒ Linha de Educação para o Desenvolvimento ‒ e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. Tem a duração de 36 meses e envolve 11 países e 20 entidades parceiras, incluindo a AIDGLOBAL.

Mais informações em: Website internacional — www.walktheglobalwalk.eu Website português — www.walktheglobalwalk.pt