In 2010, AIDGLOBAL, Educação para o Desenvolvimento, Educar para Cooperar Loures I Ed, Portugal,

Encerramento e balanço do projecto “Educar para Cooperar – Loures”

O projecto de Educação para o Desenvolvimento no Ensino Formal “Educar para Cooperar” foi, no ano lectivo passado (2009 – 2010), pela primeira vez, implementado no Concelho de Loures.


Encerrado que está o projecto e redigido o respectivo Relatório de Execução, a AIDGLOBAL está em condições de partilhar o balanço e avaliação do mesmo, que muito nos satisfaz.

Sessões de Educação para o Desenvolvimento no Ensino Formal

Ao longo do ano lectivo referido, o projecto “Educar para Cooperar” levou 144 Sessões de Educação para o Desenvolvimento, com a duração de 90 minutos, aos alunos de 12 turmas (mais duas do que o previsto) dos 5º e 6º anos da Escola General Humberto Delgado.

Estas sessões permitiram o investimento na capacitação de perto de 300 alunos do 2º ciclo e de 16 professores (mais 6 professores do que o inicialmente esperado) das disciplinas de Área de Projecto e Educação Cívica.

A avaliação das Sessões promovidas é extremamente positiva, quer por parte dos professores quer dos alunos. As apreciações dos professores oscilam entre o Muito Bom e o Excelente para a maior parte dos critérios e uma esmagadora maioria de alunos aponta “Tudo” como aquilo de que mais gostou, “Nada” como aquilo que menos gostou e manifesta desejo de participar no Educar para Cooperar no presente ano lectivo (2010 – 2011). De referir ainda que grande parte dos alunos aponta “Ajudar os outros / ser solidário / cooperar” como tendo sido as aprendizagens efectuadas através da sua participação no projecto e justifica o seu desejo em continuar a participar nele com o facto de “Aprender muitas coisas / aprender coisas novas”.

(vídeo constante em http://www.youtube.com/watch?v=IxwAuA2g5xU)

Semana de Educação para o Desenvolvimento: exposição, sessões de ED e mesa-redonda

Foi promovida uma Semana da Educação para o Desenvolvimento no concelho de Loures, com o envolvimento de 6 escolas, tendo sido alcançada a sensibilização para as temáticas de ED e a importância da sua integração no Ensino Formal junto de mais de 500 alunos e 40 professores, através da dinamização de uma exposição, implementação de sessões de ED em 5 escolas e a realização de uma mesa-redonda sobre “Educação para o Desenvolvimento em Meio Escolar”.

Curso “Educar para Cooperar”

Realizou-se igualmente uma acção de formação de 25 horas junto de 21 professores, com o objectivo de os capacitar para entenderem a complexidade e interdependência dos conceitos associados à Globalização, Desenvolvimento Sustentável, Direitos Humanos e Cidadania Global, identificarem os princípios da Educação Não Formal e algumas formas metodológicas de os colocar em prática e os integrarem nos currículos das diferentes disciplinas.

A AIDGLOBAL agradece a todos os participantes no projecto – professores, alunos e facilitadores - o seu comprometimento, energia e entusiasmo e deixa uma palavra de apreço aos parceiros que tornaram possível, por mais um ano, levar a Educação para o Desenvolvimento ao Ensino Formal – os co-financiadores IPAD e Câmara Municipal de Loures, a Escola General Humberto Delgado, o CENFORES e a Escola José Afonso. A todos, o nosso muito obrigado.

Mais informações e imagens sobre o projecto poderão ser consultadas no blogue do mesmo e no site AIDGLOBAL.

Partilhar: