In 2022, AIDGLOBAL, Ed. Movimento, Moçambique,

Encontro assinala o 2º Intercâmbio entre Educadoras em Movimento das Escolinhas Comunitárias do distrito do Chibuto, Moçambique

Realizada entre os dias 16, 17 e 18 de agosto, decorreu, no Telheiros do Bairro 25 de Junho U2, mais uma iniciativa – promovida pela AIDGLOBAL, no âmbito do projeto “Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância” —, que contou com a participação de 20 Educadoras em Movimento das cinco Escolinhas Comunitárias. Partilhar experiências e preocupações no que diz respeito ao desenvolvimento de atividades nas Escolinhas, construção de novos recursos tendo em vista a exploração de competências a trabalhar junto das crianças, recorrendo ao uso destes materiais pedagógicos e de outras atividades foram os objetivos deste Intercâmbio.


A dinamização das sessões ficou a cargo da Equipa da Organização, designadamente da Educadora de Infância Ledieta Bombe, da Técnica de Projeto Ana Pinto e da Consultora Pedagógica Paula Silva, também Educadora de Infância, que se deslocou a Moçambique entre os dias 02 a 20 de agosto.

Ao longo destes três dias, enriqueceu-se o conhecimento e desenvolveu-se as competências das participantes, tendo havido espaço para refletirem, em conjunto, sobre os pontos fortes e os que devem ser melhorados e definirem os próximos passos a tomar para superar as dificuldades constatadas no que diz respeito às atividades que têm vindo a ser implantadas nas Escolinhas Comunitárias do Bairro 25 de Junho U2, Chaimite, Chiconelane, Maivene e Malehice, junto das crianças, mães, pais, cuidadores/as, famílias, membros do Conselho de Gestão Comunitário e restantes membros das cinco Comunidades.

As Educadoras enfrentam, diariamente, múltiplos desafios e cada uma teve oportunidade de partilhar com o grupo várias situações a que está constantemente exposta, no sentido de obter respostas adequadas e soluções passíveis de serem aplicadas a cada situação. Destacam-se as exigências sentidas quando se deparam com crianças agitadas e com dificuldades em comunicar com as/os adultas/os, por vergonha, timidez ou por outras alterações comportamentais, com necessidades especiais /ou específicas, entre outras mais que foram enumerando.

Durante este encontro, as Educadoras contribuíram para a organização e gestão de dossiers técnicos e das Bibliotchovas e, também, para a elaboração de recursos pedagógicos, essencialmente em cartão, tais como: cartões de grafismos, puzzles, jogos de associação numérica, dominós, figuras geométricas (blocos lógicos) em cartão e em borracha e um ábaco em madeira colorida. Inspiradas por estes materiais, apresentaram, em grupo, as suas ideias, atividades suscetíveis de serem trabalhadas com as crianças e novas estratégias conjuntas para melhorar a eficiência do seu uso. Finalizados os recursos, puderam levá-los para as suas Escolinhas.

Foram, também, contadas e dramatizadas histórias e lengalengas, partilhadas músicas e brincadeiras, tendo cada Escolinha Comunitária demonstrado às restantes Educadoras em Movimento o que habitualmente faz com as suas crianças, o que contribuiu para o enriquecimento de todas as intervenientes.

Estas atividades são estratégias pedagógicas que funcionam como instrumentos de integração, articulação e de aprendizagens, tornando-se mais significativas e, por conseguinte, mais facilmente utilizáveis na prática, o que contribuem para um melhor acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento integral das crianças.

No último dia do Intercâmbio, as Educadoras em Movimento prepararam e planificaram as atividades letivas para o próximo mês de setembro, tendo por base o planeamento mensal disponibilizado pela AIDGLOBAL sob o tema “As Profissões”. O balanço destes dias de trabalho foi positivo, sendo visível a notória satisfação das participantes por terem adquirido mais competências e se sentirem mais preparadas para desempenharem melhor o seu papel de Educadoras do pré-escolar nas suas Escolinhas.

Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância” tem como financiador principal a Fundação Calouste Gulbenkian, como cofinanciador o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., como promotor a AIDGLOBAL, gestora do projeto, como copromotor o Centro Vocacional e Residencial do Chibuto (CVRC), e como parceiros o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), seu coordenador científico-pedagógico, pelo Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI – Iscte) coordenador da componente antropológica, pelo Serviço Distrital da Juventude, Educação e Tecnologia do Chibuto (SDJET) e Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) – entidades que garantem a articulação do projeto com as políticas públicas.