Estão abertas as inscrições para a formação gratuita “Global What?”

Estão abertas as inscrições para a formação gratuita “Global What?”

Estão abertas as inscrições para a formação gratuita “Global What?”

A formação em Educação para a Cidadania Global decorrerá de fevereiro a abril e destina-se a técnicos e voluntários de Organizações da Sociedade Civil 

No âmbito do projeto Despertar para a Educação Global, e como forma de assinalar o Ano Europeu para o Desenvolvimento, a AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global e o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) promovem a formação em Educação para a Cidadania Global “Global What?”, a qual constará de 10 sessões presenciais, nas instalações do IMVF, e 40 horas de tutoria online.

Destinando-se a técnicos e voluntários de Organizações da Sociedade Civil, as ações têm como objetivo contribuir para uma melhoria na qualidade da Educação para a Cidadania Global na educação não formal, através do reforço de competências, conhecimentos e da compreensão da teoria e da prática.

O módulo 1 terá lugar a 3 e 4 de fevereiro e nele serão abordados os conceitos e teorias de Educação para a Cidadania Global, de forma a integrar os participantes e familiarizá-los com o tema. O 2º módulo será trabalhado nos dias 10 e 11 de fevereiro e centrar-se-á nos princípios práticas de educação não formal e interação com a Educação para a Cidadania Global. Entre 3e 5 de março decorrerá o módulo 3 com uma vertente mais prática, no qual serão elaboradas propostas de Microprojetos e desenvolvidas atividades de Educação para a Cidadania Global. Por fim, no módulo 4, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de abril, serão apresentados os resultados da implementação dos Micro Projetos e será feita uma reflexão sobre os conteúdos e ideias trabalhados.

“Global What? – Formação em Educação para a Cidadania Global” integra o projeto Despertar para a Educação Global, financiado pela Comissão Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, e implementado por duas organizações portuguesas (Instituto Marquês de Valle Flôr e AIDGLOBAL), três alemãs (Dachverband Entwicklungspolitik Baden-Württemberg [DEAB], Forum for international development + planning [finep] e Entwicklungspädagogisches Informationszentrum E-PiZ im Arbeitskreis Eine Welt Reutlingen e.V.) e uma romena (APSD-Agenda 21).

A formação é gratuita e as inscrições terão de ser feitas até ao dia 24 de janeiro aqui.

Consulte aqui o programa.