In 2018, AIDGLOBAL, Educar para cooperar,

Exposição “Rostos de África” mostra Moçambique a alunos portugueses

A exibição é composta por fotografias de diferentes locais do país

“Rostos de África” é o nome da exposição da autoria de Fátima Borges e da AIDGLOBAL, inaugurada em fevereiro de 2018 na Biblioteca da Escola Básica 2.3 Padre José Rota, pertencente ao Agrupamento de Escolas do Forte da Casa.

Composta por 22 fotografias, a maioria das quais foi tiradas na vila do Songo, em Moçambique, mas também noutros locais do país, esta exposição é uma homenagem ao continente africano. “Passar por África é mergulhar na pureza e simplicidade da vida, é luz, é cor, é alegria”, refere a fotógrafa Fátima Borges. O objetivo é dar a conhecer aos alunos desta escola uma realidade diferente daquela em que vivem.

Nas palavras da autora, esta mostra de fotografias “não é só uma partilha de imagens e retratos, mas também de histórias, vivências e muitas emoções. (…) Não foram só a luz, a cor e os cheiros que me inspiraram… foram as pessoas e as suas histórias.”

Esta atividade insere-se no âmbito do projeto “Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global” que visa sensibilizar para as temáticas da Educação para a Cidadania Global a partir da exploração dos temas do património da Rota Histórica das Linhas de Torres. Cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I. P. e apoiado pela Fundação Montepio, o projeto é promovido pela AIDGLOBAL em parceria com os Municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, e ainda com o Centro de Formação de Loures Oriental.

Saiba mais sobre o projeto Educar para Cooperar, aqui.