In 2019, Capacitação, Educar para cooperar,

Formação de professores no Porto Santo sobre Cidadania Global

Oficina realizada no âmbito do projeto “Educar para Cooperar”


“Diversidade” e “Inclusão” foram as palavras mais referenciadas na Oficina de formação “A articulação da Cidadania Global com o Currículo ‒ Estratégias para uma Educação Transformadora” que se iniciou no dia 23 de fevereiro, na Sala de Conferências do edifício dos Paços do Concelho do Porto Santo, dirigida a professores dos 2º e 3º Ciclos e do Ensino Secundário.

Um dos objetivos deste programa de formação, que decorre até 11 de maio, é refletir acerca das diferentes formas de participação cívica na sociedade e, também, sobre o papel dos alunos na promoção de um desenvolvimento mais sustentável e equitativo.

A primeira sessão contou com a presença da Dra. Luísa Paixão, Diretora do Centro de Formação do Sindicato dos Professores da Madeira (SPM), que fez a abertura da Oficina.

Ao longo dos encontros já realizados, foi feita a reflexão e debate sobre temáticas da Cidadania Global, Paz, Direitos Humanos, Sustentabilidade Ambiental, Educação Transformadorae Articulação Curricular.Em grupos, os presentes recriaram o espaço de uma sala de aula e dinamizaram unidades didáticas de promoção da Cidadania Global, utilizando estratégias participativas, como o jogo de papéis.

Os 18 docentes participantes começam, a partir de agora, a preparar os seus trabalhos práticos que têm como objetivo facilitar o desenvolvimento de iniciativas de Educação para o Desenvolvimento que nasçam do interesse e da motivação dos seus alunos e acompanhar a sua implementação. Para tal, precisam de lançar-lhes desafios relativos aos conteúdos das disciplinas lecionadas, articulando, assim, o currículo formal com os temas da Cidadania Global.

Nas 5 ações realizadas, os professores chegaram, já, a algumas conclusões, designadamente: “A mudança acontece pela Educação e todos temos algo para dar e receber”, “É possível transmitir conhecimentos de forma dinâmica, interativa, lúdica e com muita criatividade”, “Valorizar os ODS e assumir a responsabilidade de os divulgar (e sensibilizar) junto dos alunos”.

Apresente Formação, acreditada pelo SPM, tem como formadora Susana Damasceno, Presidente da Direção da AIDGLOBAL, e conta com a colaboração da facilitadora Sofia Lopes, gestora do projeto “Educar para Cooperar – Porto Santo e Madeira”.

O espaço para as sessões presenciais é, gentilmente, cedido pelo Município do Porto Santo que assegura toda a logística da ação.

Esta Oficina é apoiada pelo Hotel Vila Baleira Porto Santo que, solidariamente, hospeda a formadora. As parcerias com empresas, no âmbito da sua responsabilidade social, contribuem para a meta 17.17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ‒“Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil que sejam eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias”.

O projeto “Educar para Cooperar – Porto Santo e Madeira” é promovido pela AIDGLOBAL e cofinanciado pelo Camões — Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., tendo como parceiros a Câmara Municipal do Porto Santo, a Direção Regional para a Administração Pública do Porto Santo e o Sindicato dos Professores da Madeira.

Saiba mais sobre este projeto aqui.

Algumas fotos e vídeos estão online no Facebook da AIDGLOBAL (fotos , vídeo 1 e vídeo 2).