Na AIDGLOBAL, desde a sua fundação, que recolhemos dados para monitorizar as nossas intervenções a fim de questionarmos a sua eficiência e eficácia com o objetivo de evoluirmos e melhorarmos o nosso trabalho. Estamos comprometidos em medir os nossos resultados e reportá-los às partes interessadas, pois consideramos a transparência como questão central para o nosso sucesso. Isso inclui o desenvolvimento de métodos rigorosos para determinar resultados e o impacto por meio da recolha regular de dados contra indicadores-chave nas comunidades onde atuamos.

Portugal

2.700 horas em ações de capacitação e sensibilização em Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global.
8.300 alunos, crianças e jovens despertos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Direitos Humanos e outros temas de Cidadania Global.
1000 agentes educativos, técnicos municipais e outros especialistas capacitados para a promoção dos temas da Cidadania Global no seu contexto profissional.
16 publicações disponibilizadas: 9 Recursos pedagógicos elaborados, 4 publicações científicas divulgadas e 3 documentos de posicionamento apresentados a nível europeu.

Moçambique

50 mil livros doados.
30 bibliotecas equipadas: 3 Municipais (Chibuto, Xai-Xai e Chokwé) e 27 escolares (11 Bibliotchovas, 10 Maletas de Leitura e 6 em Edifício).
700 professoras e professores, a par de técnicos, capacitados em atividades bibliotecárias.
29 mil alunas e alunos com acesso a livros em bibliotecas escolares e beneficiários de 165 sessões de Animação da Leitura realizadas em escolas.
Os nossos projetos só se tornaram realidade devido ao apoio de organizações nacionais e internacionais que também acreditam na Educação como ferramenta de Mudança.

A nossa história

2005

Fundação da AIDGLOBAL a 4 de novembro.

2006

1º projeto financiado Dinamização da Rede Social do Vale de Alcântara e Capacitação do 3º Setor.

2007

Arranca o projeto Educar para Cooperar, na Casa Pia de Lisboa.

2008

Começa o projeto Hoje as Crianças, Amanhã o Mundo, cofinanciado pelo Instituto Camões.

AIDGLOBAL inicia-se como entidade formadora no INDIE – Inclusão e Diversidade na Educação.

Envio do 1º Contentor Solidário para Moçambique.

2009

Arranca a 1ª edição do projeto Educar Para Cooperar, em Loures.

Inauguração da delegação de Moçambique e reconhecimento oficial pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros Moçambicano.

11 voluntários partem para Moçambique no âmbito do projeto Nyumba-Kaya é o Mundo.

2010

Início do projeto MOVA – Movimento Organizado para o Voluntariado e Associativismo e fundação da MUDAJTI – Membros Unidos da Associação Juvenil Todos Pela Igualdade.

Início do projeto Mulheres do Chimundo Unidas para o Trabalho e para a Saúde, financiado pelo Fundo Canadiano para Iniciativas Locais.

2011

Nascimento da Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto.

2ª edição do projeto Educar para Cooperar – Loures dedicada aos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

2012

Participação no Youth in Action Programme assente na Educação Não Formal.

1ª edição da Animação da Leitura para promover a literacia no distrito do Chibuto.

2013

Início do projeto europeu Facilitating Global Learning / Despertar para a Educação Global. 

Realização da 3ª edição do projeto Educar para Cooperar, em Loures.

2014

2ª edição da Animação da Leitura junto dos alunos das escolas da Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto.

Envio de Contentor Solidário para a Biblioteca Municipal do Chokwé (Moçambique).

2015

Nova edição de Educar para Cooperar – a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global. Produção de A Mochila do Soldado – da Guerra para a Paz, um recurso pedagógico.

Promovemos a capacitação A Matemática e a Cidadania Global que envolveu mais de 100 professores moçambicanos e 10 escolas.

2016

Arranca Jovens na Política – participar pela Cidadania Global para promover o voto jovem.

Parceria com a Monte no âmbito do projeto Education for Glocal Issues para promover a Cidadania Global nas bibliotecas públicas.

3ª edição da Animação da Leitura junto de 3 mil alunos das escolas da Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto.

2017

Início do projeto europeu na área da inclusão social Urbagri4Women para capacitar mulheres migrantes para a sua integração social.

Começa o GVETS, plataforma online de capacitação através da gamificação para trabalho com crianças migrantes e refugiadas.

4ª edição da Animação da Leitura com o apoio da Associação Ser Mais Valia.

2018

Início do projeto europeu Walk The Global Walk com 11 países parceiros.

Nova edição do Educar para Cooperar – Porto Santo e Madeira.

Juntamo-nos à equipa internacional do Conectando Mundos para realização da 16ª edição deste projeto.

AIDGLOBAL é formadora em temas como as Migrações e a Educação para o Desenvolvimento nos projetos Amitie Code e Redes para o Desenvolvimento.

2019

Arranca em Porto Santo Da Escola para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar.
Inicia-se em Moçambique Educadores em Movimento – Por Uma Educação Itinerante para a Primeira Infância.

2020

Lançamento do Hino da AIDGLOBAL “Para quem depois vier“, escrito e composto pelo cantautor Sebastião Antunes, ao qual se juntaram artistas nacionais e moçambicanos. Lançado no momento de celebração do 15º aniversário da AIDGLOBAL.

Arranque do projeto Porto Santo Sem Lixo Marinho que pretende Proteger a vida marinha (ODS 14), combatendo a problemática do lixo marinho, melhorando a qualidade ambiental e de vida do Porto Santo.

2ª Edição do projeto Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global dedicada aos Direitos Humanos e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, apelando a um maior envolvimento dos jovens portugueses nos mecanismos de participação política.

Envio do 5º Contentor com mais de 35 mil livros e material escolar para o distrito do Chibuto, província de Gaza, Moçambique, em prol da promoção da literacia e do incentivo à leitura!

2021

Início dos projetos europeus Near – NEwly ARrived in a common home, que visa fomentar o processo de integração dos migrantes recém-chegados (adultos e menores) nos países de acolhimento, e Beyond COVID-19, que pretende dar uma resposta adequada aos desafios do futuro de uma sociedade digital.

Arranque do projeto PAB_LivingLab – Vive a descarbonização no Parque Adão Barata que tem por objetivo reduzir a intensidade carbónica das atividades e serviços do Parque Adão Barata (PAB), em Loures, através da implementação de soluções tecnológicas inovadoras.