Inauguração da Biblioteca de Mudumeia, Chibuto, Moçambique

Inauguração da Biblioteca de Mudumeia, Chibuto, Moçambique

Inauguração da Biblioteca de Mudumeia, Chibuto, Moçambique

No passado dia 5 de agosto, a biblioteca escolar da Escola Primária de 1º e 2º Graus de Mudumeia foi inaugurada e teve destaque numa reportagem realizada pela RDP África – RTP.

Esta iniciativa contou com a presença do Diretor do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Ação Social do Chibuto, Dr. José Murrona, do Diretor da Escola, Dr. Mordáquio Agostinho Banze e da Assessora de Cooperação da Embaixada de Portugal em Moçambique, Dra. Madalena Sousa.

Para cerca de 500 crianças, da 1ª à 7ª classes, já é possível ler e brincar no novo espaço escolar, que conta com mil livros e jogos lúdico-pedagógicos, entre os quais exemplares de três histórias em português e xichangana, a língua local falada no distrito do Chibuto, e que foram escritas e ilustradas por artistas moçambicanos, no âmbito de um outro projeto promovido pela AIDGLOBAL – “Educadores em Movimento”. Foi no ato da cerimónia que a Presidente da Direção, Susana Damasceno, entregou estes livros editados pela Organização.

Este dia ficou marcado pela alegre participação das/os voluntárias/os membros de juventudes partidárias portuguesas que, com a equipa da AIDGLOBAL, puderam contribuir para este momento de celebração, através da leitura dramatizada de um dos contos bilingues – “A Aldeia dos Cajueiros Mágicos” —  e promoveram, ainda, a participação das crianças em diversos jogos, proporcionando-lhes surpresas e momentos de muito riso.

Visualize, em baixo, a reportagem da RTP África.

Esta é a 28ª biblioteca criada pela AIDGLOBAL que, graças ao patrocínio da Scope Lda. que permitiu o envio do contentor em março de 2020 com mais de 35 mil livros e material escolar e à Abreu Carga que assegurou o frete da carga excedente, doados por várias pessoas e entidades, que possibilitaram uma nova vida aos seus livros e, ainda, à equipa incansável com mais de 50 voluntárias/os que, nos fins de semana que antecederam a saída do contentor, disponibilizaram o seu tempo para os  selecionar, carimbar, encaixotar e transportar.

Em Moçambique, contou-se com o apoio do Conselho Municipal do Chibuto e Conselho Municipal do Xai-Xai, que asseguraram o transporte do contentor de Maputo ao Chibuto, do SDEJT e de todos as/os voluntárias/os que descarregaram as centenas de caixas.

Sublinha-se o notável trabalho que as voluntárias Ana Teresa Santos e Tânia Mendes realizaram na montagem de mais uma nova biblioteca, investindo o seu tempo para apoiarem na logística do contentor, selecionando, catalogando, etiquetando, tendo, ainda, capacitado as/os professoras e professores da Escola Primária de Mudumeia que viriam a ficar responsáveis pela gestão e organização do fundo bibliográfico.

Esta ação, integrada no programa “Passaporte para a Leitura”, tem como objetivo não só colmatar lacunas existentes nas bibliotecas e escolas da província de Gaza como também reforçar e alargar a “Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto” e, ainda, apetrechar várias bibliotecas municipais.

O programa “Passaporte para a Leitura”, criado em 2008, é o maior programa de intervenção da AIDGLOBAL, em Moçambique, no âmbito do combate à iliteracia e incentivo à leitura e, através do qual, cria, equipa e apoia bibliotecas municipais e escolares, na Província de Gaza, promovendo atividades de animação da leitura e a capacitação de técnicas/os e professoras e professores bibliotecárias/os.