Já está online o “Manual de Educação para a Cidadania Global” e novas unidades didáticas

Já está online o “Manual de Educação para a Cidadania Global” e novas unidades didáticas

Já está online o “Manual de Educação para a Cidadania Global” e novas unidades didáticas

Recursos educativos com propostas de integração de temáticas de Educação para a Cidadania Global no currículo de disciplinas do 2º e 3º ciclos podem ser descarregados no site do projeto

No âmbito do projeto “Educar para Cooperar” – Loures (3ª ed.), a AIDGLOBAL elaborou um manual de apoio ao professor que disponibiliza um conjunto de planificações de unidades didáticas destinadas a integrar as temáticas de Educação para a Cidadania Global, como a pobreza, as migrações forçadas e falta de acesso à educação, entre outras, nos conteúdos do currículo formal de quatro disciplinas nucleares de 2º ciclo – Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português.

Além destes, também já se encontram disponíveis novas unidades didáticas, referentes a disciplinas, não só do 2º ciclo, como também do 3º ciclo, abrangendo, atualmente, disciplinas como Físico-Química, Educação Visual e Educação Musical, entre outras.

Estes recursos educativos já podem ser descarregados no, também novo, website do projeto – www.educarparacooperar.pt.

O Manual e as unidades didáticas de História e Físico-Química presentes no website resultam do trabalho colaborativo de seis docentes, que integraram o projeto “Educar para Cooperar” – Loures (2ª e 3ª ed.) e que participaram nas Ações de Formação desenvolvidas pela Organização no âmbito do mesmo projeto, em conjunto com a equipa técnico-pedagógica da AIDGLOBAL. Todas as planificações foram implementadas em contexto de sala de aula.

Embora o manual seja uma coletânea teórico-prática explicitamente direcionada para docentes, as unidades didáticas podem ser adaptadas e utilizadas por qualquer pessoa que esteja envolvida formal, não-formal ou informalmente em processos educativos: professores, formadores, animadores, voluntários, entre outros agentes educativos.

website do projeto permite não só aceder ao manual como também a uma pluralidade de ferramentas didático-pedagógicas, possibilitando, igualmente, o envio de sugestões, o esclarecimento de dúvidas e, ainda, apoio para estruturar uma aula ou unidade didática. A equipa da AIDGLOBAL fará chegar ideias, recursos, textos e materiais bem como fundamentação teórica, sempre que necessário.