
Jovens de Santarém apresentam propostas para melhoria de políticas locais
A apresentação é realizada no âmbito de uma das atividades do projeto Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2ª Ed.).
No passado dia 2 de dezembro a disciplina de Cidadania Global, do Curso de Produção Multimédia em Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, acolhe uma iniciativa empenhada em encorajar a juventude a refletir criticamente sobre temáticas intrinsecamente associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e a aprender a planear propostas capazes de melhorar e/ou alterar políticas ou estratégias locais relacionadas com os ODS.

A promoção da participação política digital, no contexto da Educação para o Desenvolvimento no território de Santarém, foi um dos pilares subjacentes à realização desta ação, que surgiu como consequência de dois workshops realizados durante o mês de novembro.
Em representação da MyPolis, entidade parceira deste projeto, esteve Ilpo Lalli, coordenador pedagógico da Plataforma apresentada aos jovens de Santarém.
A Plataforma MyPolis que procura promover a participação politica através da tecnologia, de uma forma simples e intuitiva, apresentando como principais funcionalidades a votação de propostas políticas e a criação de um perfil de cidadania que recorre à gamificação para aumentar a interação e o compromisso.

A AIDGLOBAL esteve nesta iniciativa enquanto mentora dos(as) jovens no processo de reflexão e criação das propostas que foram anexadas na plataforma e posteriormente votadas.
A participação política digital tem sido cada vez mais utilizada, principalmente entre as camadas mais jovens, sendo uma ferramenta importante no processo de consciencialização e mobilização da sociedade à ação em prol de um mundo pautado pelo respeito pelos Direitos Humanos e pelos princípios que norteiam o Desenvolvimento Sustentável e a Cidadania Global.

O Ciclo de Workshops foi concluído com sucesso, com jovens motivados a participarem mais ativamente nas suas comunidades, Juventudes Partidárias e associações, através de uma Cidadania Global e Local.
O projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2ª Edição)” é promovido pela AIDGLOBAL, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e tem como parceiros o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), Dypall Network, Centro de Estudos Internacionais – Instituto Universitário de Lisboa, Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Centro de Juventude de Lisboa (CJL), e a Câmara Municipal de Santarém.
Mais informações em:
- Página do Projeto – https://aidglobal.org/?project=jovens-na-politica-ii-edicao
- Facebook – https://www.facebook.com/actglobaljovensnapolitica