In 2018, Capacitação, Cidadania, Educação, Jovens Política,

Jovens na Política: Discutir para Agir

Início do Ciclo de Formação para militantes em Juventudes Partidária


No dia 30 de junho, a AIDGLOBAL dinamizou, no ISCTE-IUL, a primeira das três sessões do Ciclo de Formação "Jovens na Política: Discutir para Agir", intitulada: “Desenvolvimento (In)Sustentável: jovens e políticas para a mudança”.

O curso, que se destina a promover a Cidadania Global junto das Juventudes Partidárias, no sentido de as questões ligadas à Educação para o Desenvolvimento (ED) venham a ser incluídas nos seus programas de atividades, teve como formadora Andreia Alves e contou com a presença, como oradores, do Eng. Jorge Cristino, adjunto da vereação da Câmara Municipal de Guimarães e do Eng. Rui Garcia, gestor de projetos da Planetiers, plataforma de Produtos Sustentáveis.

Pretendeu-se com essa sessão sensibilizar os jovens militantes a serem promotores do desenvolvimento, tanto a nível individual — alterando comportamentos de consumo — como a nível da sede do partido — partilhando ideias a serem implementadas  de modo a que a sua  Juventude Partidária  venha a ser mais sustentável enquanto associação — e, por último, a nível da agenda política do partido — propondo moções e outras iniciativas de cariz político, em particular, políticas que afetam os jovens,  d​e modo a tornar as cidades mais sustentáveis.

As próximas ações de formação serão realizadas a 7 e a 21 de julho, entre as 10h e as 17h, igualmente no ISCTE — Instituto Universitário de Lisboa (Cidade Universitária, Lisboa), onde serão abordados os seguintes temas:

2ª sessão (7 de julho) — “Eu e os outr@s: discriminação e inclusão de migrantes”

3ª sessão (21 de julho) — “Garantir os Direitos Humanos: jovens e a problemática da habitação”

O projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global” é promovido e organizado pela AIDGLOBAL — Acção e Integração para o Desenvolvimento Global e cofinanciado pelo Camões —Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. tendo como parceiros o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE — Instituto Universitário de Lisboa, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e a Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ).