Natal Intercultural no Porto Santo

Natal Intercultural no Porto Santo

Natal Intercultural no Porto Santo

No dia 26 de dezembro, terá lugar, na Ilha do Porto Santo, um almoço que reúne várias culturas à mesa intitulado “Sabores de um Natal em Família”.

O encontro consiste num almoço partilhado entre famílias residentes no Porto Santo e estudantes estrangeiros da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira (pólo do Porto Santo) e/ou trabalhadores imigrantes recém-chegados do Hotel Vila Baleira, com o objetivo de promover a diversidade cultural. As famílias anfitriãs deverão realizar um almoço-convívio, típico da sua cultura, como forma de acolhimento. O encontro deverá, obrigatoriamente, decorrer no espaço da família que acolhe.

As inscrições decorrem entre 06 e 19 de dezembro e serão confirmadas entre os dias 20 e 22 de dezembro, por e-mail ou telefone.

Para participar as famílias deverão preencher a ficha de inscrição disponível em papel e online.

A participação está sujeita à confirmação, pois está dependente de haver famílias ou pessoas imigrantes em número suficiente, considerando-se, no caso, das famílias a ordem de inscrição. Devido à COVID-19 só poderão participar 6 famílias, dando prioridade às famílias dos alunos do 8º ano da Escola B+S do Porto Santo.

Aceda aqui ao regulamento.

Devido à situação atual que estamos a viver devido à pandemia, os participantes maiores de doze anos devem ser portadores de teste TRAg, de despiste da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo, efetuado nos sete dias anteriores à realização do evento, e de Certificado Digital Covid da União Europeia ou de documento que certifique que o portador foi vacinado contra a COVID-19.

“Sabores de um Natal em Família” é inspirado no projeto “Família do Lado” (Next Door Family EU), criado na República Checa, em 2004, que tem vindo a ser promovido, em Portugal, pelo Alto Comissariado para as Migrações.

A iniciativa é promovida pela AIDGLOBAL, no âmbito do Plano de Ação “Da Escola para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar” (Programa Cidadãos Ativ@s – EEA Grants), em parceria com a Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco Freitas Branco, Porto Santo, e conta e conta com o apoio do Hotel Vila Baleira Porto Santo e da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira.

– Descarregue aqui o formulário e entregue na Escola B+S do Porto Santo ou na AIDGLOBAL (Sítio do Cabeço da Ponta).

– Preencha o formulário online, disponível aqui.