In Educação Digital, Dialogar e Agir por + Igualdade na R.A.M., Direitos Humanos, Madeira, 2023,

Academia pelos Direitos Humanos

A "Academia pelos Direitos Humanos" foi uma iniciativa dirigida aos/às estudantes da Universidade da Madeira (UMa) que decorreu em três momentos distintos: dias 19 e 26 de abril, online, das 15h às 18h, e dia 6 de maio, presencialmente, no Centro de Juventude do Funchal, das 15h às 19h.


Esta Academia teve como público-alvo os/as estudantes da Universidade da Madeira e como objetivo a abordagem da temática da Violência Doméstica e da Pobreza, fortalendo a cultura democrática e a consciência cívica.

Nas primeiras duas sessões, os/as estudantes foram desafiados a interagir entre pares para refletirem e debaterem os temas da Violência Doméstica, da Pobreza e da participação democrática, tendo por base dinâmicas de grupo.

Na última sessão, os/as alunos/as elaboraram, em conjunto, uma campanha de sensibilização sobre a Violência Doméstica, campanha que será dinamizada na Universidade da Madeira.


Esta foi uma iniciativa integrada no projeto "Dialogar e Agir por + Igualdade na R.A.M", que propõe sensibilizar e mobilizar cidadãos/ãs, entre  as/os quais estudantes e políticos, na Região Autónoma da Madeira, em torno da temática da Violência Doméstica e da Pobreza, tendo por base a investigação, a comunicação, o diálogo estruturado e a monitorização de políticas. A Academia contou com o apoio da Direção Regional de Juventude da R.A.M..

O projeto é promovido pela AIDGLOBAL, em parceria com a Universidade da Madeira, e financiado pelo programa Programa Cidadãos Ativ@s dos EEA Grants, tendo como Operadores a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto.