O Workshop “Comunicar pelos Direitos Humanos – o papel dos media” realiza-se no dia 26 de janeiro de 2024, entre as 10h00 às 17h30, no Edifício da Reitoria da Universidade da Madeira (sala do pátio II), com participação gratuita e certificada.
Apresentar o “Guia de boas práticas dos órgãos de comunicação social na prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica”, promover a reflexão em torno do papel dos media nas questões ligadas à imigração (como por exemplo, a representação social da/o imigrante nos meios de comunicação social) e analisar como as questões sociais são tratadas nos media à luz dos Direitos Humanos são os objetivos que norteiam a ação.
Conduzido pela Drª Joana Simões Piedade, licenciada em Direito, especializada em jornalismo e mestre em Migrações, Inter-Etnicidades e Transnacionalismo, neste Workshop, convidam-se as/os presentes a refletirem sobre a forma como temas sociais, como a Violência Doméstica e a Pobreza, representados nos media, é determinante para o modo como eles são entendidos e interpretados pelo público. Será, também, abordado o papel da comunicação social na promoção dos Direitos Humanos.
Conheça mais sobre o percurso da formadora, aqui.
A iniciativa pretende ser um momento de debate e partilha de experiências entre as/os participantes e destina-se a jornalistas, estudantes e às/aos demais interessadas/os em comunicação.
Link para a inscrição: https://bit.ly/3O16LAF
O Workshop enquadra-se no projeto “Dialogar e Agir por + Igualdade na RAM” – financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s dos EEA Grants — que tem como Operadores a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto, sendo promovido pela AIDGLOBAL, em parceria com a Universidade da Madeira, e apoiado pelo JM-Madeira.