In Portugal, AIDGLOBAL, Moçambique, Cidadania, 2024,

AIDGLOBAL celebra 19 Anos e lança “Livros para Começar” — uma coleção de literatura Infantil bilingue, para Promover a Literacia em Portugal e Moçambique

A AIDGLOBAL celebra, hoje, 19 anos de dedicação à promoção da Literacia, Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global, em Portugal e em Moçambique. Para marcar este momento especial, a Organização lança a coleção de livros infantis bilingues “Livros para Começar”, que visa incentivar o gosto pela leitura e o desenvolvimento cognitivo, emocional e cultural de crianças em idade pré-escolar, em comemoração de quase duas décadas de trabalho dedicado ao acesso aos livros e Educação de qualidade.

19 Anos de Impacto da AIDBLOBAL
Em Moçambique, onde o ensino da leitura, da escrita e a falta de recursos pedagógicos são, ainda, os maiores desafios enfrentados pelo sistema educativo e pela sociedade moçambicana, a AIDGLOBAL abriu uma delegação, no Distrito do Chibuto, em 2009, para aumentar os níveis de Literacia. Ao longo de 19 anos, a Organização já impactou diretamente mais de 68 mil crianças, jovens, educadores, professores e técnicos municipais. Desde então, já equipou 31 Bibliotecas Escolares, beneficiando mais de 68 mil alunas e alunos, que têm, agora, acesso a livros, nas suas escolas.  Também, capacitou 917 professores em dinamização da leitura, oferecendo recursos e formação de qualidade, e doou 70 mil livros.

Entre 2021 e 2024, a AIDGLOBAL criou 6 Escolinhas Comunitárias, que beneficiam 824 crianças dos 3 aos 5 anos. As Escolinhas oferecem Educação para a Primeira Infância, através de um modelo inovador bilíngue, com foco na natureza e no uso de recursos pedagógicos locais e sustentáveis. Entre os recursos, destacam-se as 8 Bibliotchovas — bibliotecas móveis criadas pela AIDGLOBAL, em 2011, adaptadas para apoiar crianças em idade pré-escolar. A gestão das Escolinhas é liderada pela própria comunidade, promovendo um modelo de gestão participativo e local.
 
Em Portugal, os projetos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global promovidos pela AIDGLOBAL alcançaram mais de 100 escolas de norte a sul do país, incluindo as ilhas, sensibilizando cerca de 11 mil alunas e alunos para questões do desenvolvimento e participação cívica. As iniciativas envolveram, ainda, a formação de 1000 professores em temas como igualdade entre homens e mulheres, sustentabilidade e Direitos Humanos, contando com a criação de cerca de 29 recursos pedagógicos elaborados em parceria com docentes.
 
Sobre a Coleção “Livros para Começar”
A coleção bilingue “Livros para Começar” é composta por títulos que invocam a rica herança cultural moçambicana, escritos em Português e traduzidos para a língua XiChangana, despertando o interesse pela leitura em crianças, desde a primeira infância. Com ilustrações, criadas por artistas moçambicanos, que homenageiam a arte de Moçambique, os livros abordam temas educativos que incentivam o desenvolvimento de competências fundamentais e valores como a cidadania, empatia e solidariedade.

A coleção reforça o compromisso da Organização com a literacia infantil e contribui para a formação de futuras gerações de leitores críticos e informados. Os livros foram desenvolvidos com o objetivo de ampliar o acesso à literatura infantil moçambicana, escrita em uma das línguas nacionais, incentivando o gosto pela leitura e a aprendizagem na língua materna das crianças, ao mesmo tempo que possibilita, desde cedo, o contacto com a Língua Oficial. A iniciativa foi desenvolvida no âmbito do projeto “Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância”, que atua para o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças em idade pré-escolar, no Distrito do Chibuto, em Moçambique, através da promoção da Educação de Infância (EI).

Nas palavras da Fundadora e Presidente da AIDGLOBAL, Susana Damasceno, “Nestes 19 anos, vimos como a mudança acontece pela Educação. Com esta coleção, esperamos que cada criança possa encontrar uma porta para o mundo da leitura e para um futuro com mais oportunidades.”

O projeto “Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância” tem como financiador principal a Fundação Calouste Gulbenkian, como cofinanciador o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., como promotor a AIDGLOBAL, gestora do projeto, como  parceiros  o Serviço Distrital da Juventude, Educação e Tecnologia do Chibuto (SDJET) e o Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) do Chibuto – entidades que garantem a articulação do projeto com as políticas públicas.
 
Convidamos à leitura da mensagem de celebração de aniversário da Fundadora e Presidente da Direção, Susana Damasceno, aqui: https://www.aidglobal.org/newsletters/