In AIDGLOBAL, Educação, Moçambique, Bibliotecas, Chibuto,

Inauguração da Biblioteca Escolar do Bairro 3 da Cidade, Chibuto, Moçambique

No passado dia 29 de novembro, a Escola Primária do Bairro 3 da Cidade, no Distrito do Chibuto, em Moçambique, viveu um momento especial com a inauguração da nova biblioteca escolar, uma iniciativa promovida pela AIDGLOBAL.

O evento contou com a presença do Diretor Pedagógico, o Diretor da Escola e o Diretor da Escola do 1º e 2º Grau de Mudada e 12 professores, que celebraram a abertura deste espaço dedicado à promoção da leitura e do conhecimento.

Para cerca de 2355 estudantes – dos quais 1196 meninos e 1159 meninas – e 46 professores e professoras, já é possível ler e aprender, no novo espaço escolar, que conta com 672 livros, 8 cadeiras, 1 mesa e 2 estantes, doados pela AIDGLOBAL. Os recursos foram organizados e preparados, durante os dias que antecederam a inauguração, pela equipa da AIDGLOBAL.

Esta é a 29ª biblioteca escolar criada pela Organização, que reflete o seu compromisso com a promoção da literacia e incentivo à leitura, na província de Gaza. Através da capacitação de professoras/es e da criação de ambientes educativos adequados, a AIDGLOBAL promove o acesso ao conhecimento para crianças e jovens do Chibuto.

Esta ação, integrada no programa “Passaporte para a Leitura”, tem como objetivo não só colmatar lacunas existentes nas bibliotecas e escolas da província de Gaza como também reforçar e alargar a “Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto” e, ainda, apetrechar várias bibliotecas municipais.

O programa “Passaporte para a Leitura”, criado em 2008, é o maior programa de intervenção da AIDGLOBAL, em Moçambique, no âmbito do combate à iliteracia e incentivo à leitura e, através do qual, cria, equipa e apoia bibliotecas municipais e escolares, na Província de Gaza, promovendo atividades de animação da leitura e a capacitação de técnicas/os e professoras e professores bibliotecárias/os.