O Contentor com 15 mil livros chega ao Chibuto!

O Contentor com 15 mil livros chega ao Chibuto!

O Contentor com 15 mil livros chega ao Chibuto!

AIDGLOBAL contribui para uma educação de qualidade em Moçambique, através da criação de mais 11 bibliotecas e do reforço de 4 bibliotecas municipais e de 6 bibliotecas escolares.

mobiliário diverso, para equipar as bibliotecas, e outros bens, como roupas e brinquedos, angariados no último ano. Nas próximas semanas, o trabalho da AIDGLOBAL, em Moçambique, centrar-se-á na distribuição de todo o material por bibliotecas escolares, municipais e associações locais de apoio a crianças órfãs e vulneráveis.

Os 15.000 livros permitirão o equipamento de 10 Bibliotchovas (bibliotecas móveis), a criação de uma biblioteca em edifício numa Escola Primária Completa e o reforço de 6 bibliotecas, já constituídas pela organização, no âmbito da Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto.

Além disso, a AIDGLOBAL, também, efetuará o reforço do acervo bibliográfico das Bibliotecas Municipais do Chibuto, Chókwè, Xai-xai e Nacala. A Biblioteca Municipal de Chókwè, duramente afetada pelas inundações que atingiram o sul de Moçambique no mês de janeiro de 2013, contará com 5.000 livros.

A AIDGLOBAL apoia, constrói e reforça, desta forma, um total de 17 bibliotecas escolares e 4 bibliotecas municipais.

Segundo dados do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia do Distrito do Chibuto, o nível de acesso ao livro nas escolas deste distrito, o maior da província de Gaza, é de apenas 10%. Uma das formas de combater essa insuficiência assenta na criação de bibliotecas escolares, praticamente inexistentes, e as que existem não respondem às necessidades.

Desta forma, a atuação da AIDGLOBAL na área da Cooperação para o Desenvolvimento tem vindo a focalizar-se, desde a sua fundação, no âmbito do combate à iliteracia, nomeadamente na província de Gaza, executando projetos e iniciativas de criação e reforço de bibliotecas, de acesso ao livro e promoção de hábitos de leitura e, assim, contribuir para o aumento do sucesso escolar dos alunos moçambicanos e hábitos culturais da população.

No âmbito do programa “Passaporte para a Leitura” a AIDGLOBAL já viabilizou o equipamento de 4 Bibliotecas Municipais (Bilene, Chibuto, Chókwè e Xai-Xai) e 7 bibliotecas escolares – entre as quais uma Bibliotchova – com cerca de 30 mil livros e 112 computadores. Promoveu, complementarmente, ações de formação para professores e técnicos em gestão de bibliotecas, atividades de dinamização da leitura com crianças e jovens, e traçou os primeiros passos para a integração das bibliotecas escolares numa rede.

Após ter ganho um concurso lançado pela UNESCO, no âmbito do programa CapEFA – “Desenvolvimento de Capacidades no Contexto da Educação para Todos em Moçambique”, a AIDGLOBAL foi pioneira na criação do modelo e conceito de Bibliotchova. Até à data, já foram construídas 11 dessas bibliotecas móveis, entregues em 11 escolas do Distrito do Chibuto, que não dispunham de edifício para receber uma biblioteca escolar, 10 das quais financiadas pela UNESCO e 1 financiada pela Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação de Portugal.

É ambição da AIDGLOBAL que, em Moçambique, exista 1 livro para cada 5 crianças! Segundo Susana Damasceno, Presidente da Direção da AIDGLOBAL, que se encontra em Moçambique para acompanhar o trabalho da AIDGLOBAL em Moçambique, “é para isto que trabalhamos diariamente, de forma a tentar construir um mundo mais justo e sustentável. Por isso é que escolhemos intervir na área da Educação, em Moçambique, segundo o lema LER É CRESCER!”.

Ao longo das próximas semanas acompanhe, no nosso facebook, a distribuição de todo o material e os testemunhos dos beneficiários, comprovando a alegria dos que podem, finalmente, ter livros e equipamento informático na biblioteca da sua escola ou do seu município.