O Fado aconteceu na comemoração do 10º aniversário da AIDGLOBAL

O Fado aconteceu na comemoração do 10º aniversário da AIDGLOBAL

O Fado aconteceu na comemoração do 10º aniversário da AIDGLOBAL

A 8ª edição do espetáculo “O Fado Acontece” realizou-se no passado dia 11 de novembro em prol de um mundo mais justo e sustentável

Numa noite recheada de emoções, passaram pelo palco do Cinema São Jorge, no dia 11 de novembro, as vozes solidárias de Ana Laíns, Carla Pires, Carolina, Celeste Rodrigues, Duarte, Jorge Fernando, Luísa Rocha e Sandra Correia, acompanhados por André Ramos, Guilherme Banza e João Penedo, os músicos que, também, têm vindo a apoiar as galas de “O Fado Acontece”. Tivemos, ainda, a honra de ter entre nós Mestre António Chainho, que connosco comemorou os 50 anos da sua carreira, acompanhado de Paulo de Carvalho, numa participação especial. A apresentação ficou, uma vez mais, a cargo de André Gago, ator, encenador e membro-fundador da AIDGLOBAL, e Fernanda Freitas, jornalista que, pela 5ª vez, abraçou esta causa.

Uma palavra de gratidão a todos os outros que nos apoiaram e fizeram acontecer este espetáculo de solidariedade, nomeadamente o Cinema São Jorge e a EGEAC, pela parceria através da qual, gentilmente, nos cederam, de novo, este espaço emblemático da Avenida da Liberdade, em Lisboa. Um especial agradecimento, igualmente, ao Museu do Fado, à Delta Cafés e à Câmara Municipal de Lisboa, por continuarem a acreditar no nosso trabalho e se solidarizarem com esta gala. À RTP e à Antena 1 que, mais uma vez, se assumiram como a televisão e a rádio oficiais do evento, o nosso reconhecimento, bem como ao Portal SAPO e à Rádio Amália, media partners em mais esta edição de ”O Fado Acontece”. Destacamos e muito agradecemos, também, à ARS Design, CHS, Sociedade Portuguesa de Autores, Postalfree, Ticketline, Baldracca, Iniziomedia, Contraste, Padaria Portuguesa, Frances Affiches e Monceau Fleurs, pelo contributo para o sucesso da nossa noite de fado.

Esta gala solidária é uma forma de angariação de fundos da Organização, tendo em vista a continuidade do trabalho que temos vindo a realizar.

A AIDGLOBAL dispõe, atualmente, de várias solicitações de escolas e bibliotecas moçambicanas, nomeadamente no Distrito do Chibuto, para apoio, apetrechamento, reabilitação e criação de bibliotecas e correspondente formação de professores e técnicos bibliotecários. A AIDGLOBAL continua, ainda, a desenvolver, em Moçambique, a campanha “Vamos construir a Biblioteca de Mahuntsane”, que visa a angariação de 7000€ para construção da biblioteca desta escola do Distrito do Chibuto. É pretensão da Organização persistir na promoção de uma Educação de Qualidade em Moçambique, indo ao encontro do repto que nos foi lançado pelo Senhor Ministro da Educação moçambicano.

Em Portugal, a AIDGLOBAL viu o seu projeto “Educar para Cooperar” alargado aos 6 concelhos que integram a Rota Histórica das Linhas de Torres – Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira – pretendendo, assim, sensibilizar os alunos de 2º e 3º ciclos para as temáticas e valores de Cidadania Global, articulando-os com o património concelhio.

Os fundos angariados no espetáculo dessa noite de celebração revertem, pois, para a sustentabilidade da Organização bem como para a continuidade dos projetos tanto de apoio e construção de bibliotecas, em Moçambique, como os de Educação para a cidadania Global, em escolas portuguesas, entre outros.

Esta gala constituiu, também, uma oportunidade de a AIDGLOBAL comemorar os seus 10 anos de trabalho em prol de um mundo mais justo e sustentável, dar a conhecer a Organização, partilhar com o público presente os projetos já desenvolvidos e os resultados alcançados e apelar ao público o apoio para prosseguir com a nossa missão.

A todos os que contribuíram para o sucesso desta gala solidária, a AIDGLOBAL agradece!

Vejam-se todas as fotografias de “O Fado Acontece” aqui!

AIDGLOBAL ©2008.
Todos os direitos reservados