In 2019, Cidadania, Educar para cooperar, Portugal,

Pensar em alternativas para um modo de vida mais sustentável

Tertúlia e workshop no “Porto Santo Fest”

“Alternativas” foi o tema que envolveu os participantes do Festival “Porto Santo Fest”, no dia 25 de maio, na Quinta da Tamargueira, para uma reflexão sobre o que cada um pode fazer para promover um desenvolvimento mais sustentável.

Após o visionamento de alguns documentários sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os participantes falaram sobre os sonhos que têm para cuidar desta Casa que é de todos (Planeta Terra): mais voluntariado, mais carros elétricos, mais inovação ao serviço do desenvolvimento social e ambiental, melhor distribuição da riqueza a nível local e global, menos lixo nos Oceanos, entre outros.

Depois dos vídeos e do debate, os cerca de 15 participantes, a maioria crianças, arregaçaram as mangas e participaram num workshop de pintura de sacos de pano, tendo cada um levando o seu trabalho artístico para casa.

O impacto do plástico no ambiente e na saúde humana foi uma preocupação partilhada por todos. No entanto, é necessário analisar bem as alternativas, como os sacos de pano, optando, sempre que possível, por produtos orgânicos e fabricados através de processos artesanais. Prova disso é a problemática em torno do algodão, produzido em modo intensivo, que exige muita terra, água e fertilizantes para crescer, precisando de ser colhido, processado e trazido para o mercado, o que implica uma grande pegada ecológica.

Vejam-se algumas fotos dos eventos aqui.

O “Porto Santo Fest” foi um evento promovido pela DRAPS, em parceria com a AIDGLOBAL no âmbito do projeto “Educar para Cooperar – Porto Santo e Madeira”, a Associação Cultural e Recreativa do Espírito Santo e a Associação de Produtores da Ilha do Porto Santo.

O projeto referido acima é cofinanciado pelo Camões — Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e tem como parceiros a Câmara Municipal do Porto Santo, a DRAPS e o Sindicato dos Professores da Madeira.

A participação da AIDGLOBAL enquadrou-se no projeto “Educar para Cooperar – Porto Santo e Madeira” cofinanciado pelo Camões — Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., que tem como parceiros a Câmara Municipal do Porto Santo, a DRAPS e o Sindicato dos Professores da Madeira.