Professores das Bibliotecas de Chibuto Aprendem Novos Métodos na Escola Portuguesa de Moçambique

Professores das Bibliotecas de Chibuto Aprendem Novos Métodos na Escola Portuguesa de Moçambique

Professores das Bibliotecas de Chibuto Aprendem Novos Métodos na Escola Portuguesa de Moçambique

No dia 6 de março, professores e técnicos das Bibliotecas do Chimundo trocaram experiências com outros profissionais e aprenderam novos métodos de trabalho na visita à EPM – CELP.

Professores e técnicos beneficiários do projeto “Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito de Chibuto” aprenderam novos métodos de trabalho e trocaram experiências com outros profissionais da área, no decorrer de uma visita realizada no passado dia 6 de março, à Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP).

Nesta atividade, integrada na Semana da Leitura 2012, participou uma equipa de 12 professores do projeto “Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito de Chibuto”, uma técnica do serviço distrital de Educação, Juventude e Tenologia do Distrito de Chibuto e uma técnica da Biblioteca Municipal de Chibuto, acompanhados pelo responsável da AIDGLOBAL em Moçambique.

Sendo que este ano a Semana da Leitura se centra na temática da Cooperação e Solidariedade, os profissionais das bibliotecas escolares do Chibuto assistiram a várias atividades relativas a este âmbito, nomeadamente à exibição de um vídeo-livro “Leona, a Filha do Silêncio”, à leitura da história “Wazi” por crianças do nível pré-escolar e à uma atividade de expressão dramática. No final da jornada houve ainda tempo para uma visita à Biblioteca Escolar José Craveirinha.

O intercâmbio de métodos de aprendizagem foi uma das mais-valias destacadas pelos professores do Distrito de Chibuto, permitindo-lhes conhecer outras formas de trabalhar e de organização de uma biblioteca escolar. Com esta visita, os professores do Chibuto recolheram novas ideias para implementar nas suas escolas e estimular o gosto pela leitura.

Esta atividade integra-se no âmbito do projeto “Rede de Bibliotecas Escolares no Distrito do Chibuto”, cofinanciado pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), pela Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação de Portugal e pela campanha “Embaixadores da Leitura,” através do qual a AIDGLOBAL tem vindo a criar comunidades escolares mais informadas, promovendo o acesso a um fundo documental variado e à dinamização de atividades em torno da leitura.