A innovadora Bibliotchova

A AIDGLOBAL ganhou um concurso lançado pela UNESCO inserido no CapEFA – “Desenvolvimento de Capacidades no contexto da Educação para Todos em Moçambique”.

Em 2010, a AIDGLOBAL foi pioneira na criação do conceito e modelo da Bibliotchova. Trata-se de uma biblioteca móvel, que tem por base um tchova característico de Moçambique, e destinada a escolas que não tenham espaço físico para acolher uma biblioteca, no programa de Alfabetização e Educação de Adultos, em dez distritos de Moçambique: - Província de Nampula: Mossuril, Ribaué, Monapo e Ilha de Moçambique; - Província de Sofala: Nhamatanda, Caia e Gorongoza; - Província de Inhambane: Funhalouro, Mabote e Pande.Em 2013, a bibliotchova chova chegou também a Portugal, dentro do Movemento da Formiga Juju, com o nome de Tchova da Juju.

PROPOMOS

Mobilizar materiais de leitura e incentivar à alfabetização.

Criar modelos adaptados ao contexto, para a criação de um ambiente propício à leitura, de fácil acesso e com materiais de aprendizagem adequados.

REALIZAMOS

- Listagem de bibliotecas e de referências bibliográficas para adultos recém-alfabetizados; - Identificação de recursos de leitura com conteúdos adequados para adultos recém-alfabetizados, em Português ou língua local relevante; - Instituição de 15 bibliotecas itinerantes e 5 bibliotecas fixas, com livros e outros materiais de leitura; - Definição de linhas orientadoras sobre: > Bibliotecas itinerantes, sua gestão e manutenção; >  Criação de atividades de promoção da leitura em torno das bibliotecas; > Criação de atividades de mobilização de recursos bibliográficos. - Formação provincial sobre: > Bibliotecas itinerantes, sua gestão e manutenção; > Atividades de promoção da leitura em bibliotecas e mobilização de recursos bibliográficos.

CONTRIBUA PARA A MUDANÇA

O Desenvolvimento acontece pela Educação.

Queremos dar continuidade aos nossos projetos por um mundo mais sustentável, apostando na Educação.
Ao longo da sua existência, a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.

Noticias do projeto