
Amitie Code
“Amitie Code – Capitalizing on Development” foi um projeto internacional de Educação para o Desenvolvimento que visou sensibilizar a comunidade – autoridades públicas, cidadãos, professores, jovens e alunos – para os temas das Migrações, Desenvolvimento e Direitos Humanos.
DURAÇÃO
O projeto teve a duração de 2 anos e realizou-se entre 2016 a 2018.
PROPUSEMOS
Sensibilizar para a importância do desenvolvimento social e humano, das políticas de cooperação internacional e das suas interligações com os temas dos Direitos Humanos e das Migrações;
Dar a conhecer boas práticas de Cooperação para o Desenvolvimento e de Codesenvolvimento a nível local e regional.
POR
QUÊ
?
Num mundo cada vez mais globalizado e interdependente, a erradicação da pobreza e a necessidade de um desenvolvimento sustentável são preocupações reconhecidas pela União Europeia. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estendem-se a todas as localidades do globo terrestre, não só aos países em desenvolvimento. É essencial que sociedade civil, empresas, estado e associações se unam em prol deste desenvolvimento que se quer mais justo e sustentável. O Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020 assenta em três áreas de atuação, sendo que duas delas são a Cooperação para o Desenvolvimento e a Educação para o Desenvolvimento (ED).
A ED é vista como fundamental nas políticas de desenvolvimento e na criação de uma base de entendimento e de apoio da opinião pública para as questões da cooperação. De acordo com a Plataforma das ONGD, a ED é um processo dinâmico, interativo e participativo que visa, entre outras coisas, a promoção do direito e do dever de todas as pessoas, e de todos os povos, de participarem e contribuírem para um desenvolvimento integral e sustentável.
Os Migrantes têm um papel fulcral no desenvolvimento. Assim, foi criado o conceito de Codesenvolvimento que visa promover novas formas de governação que contribuam para a inclusão sócio-territorial dos migrantes e ainda o enquadramento das políticas migratórias numa estratégia de codesenvolvimento das regiões de origem e destino dos migrantes.
REALIZÁMOS
- Formação de Técnicos Municipais;
- Formação de Professores;
- Laboratórios de Formação |School Labs;
Estas atividades foram realizadas em estreita articulação com as entidades responsáveis pelo projeto em Portugal, nomeadamente a Câmara Municipal de Loures e o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.
FOTOGALERIA DO PROJETO
ENTIDADE FORMADORA DA COMPONENTE DE PROJETO DESENVOLVIDA EM PORTUGAL

PARCEIROS

COFINANCIA

Ao longo da sua existência a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.
NOTÍCIAS DO PROJETO
ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO PROJETO EM PORTUGAL
